Em meio a tensão, Venezuela vai às urnas neste domingo

As conturbadas eleições presidenciais venezuelanas acontecem neste domingo (20), em um cenário de crise e tensão. O atual líder do país, Nicolás Maduro, é candidato à reeleição e tenta renovar seu mandato por seis anos. Seu último comício foi realizado nesta quinta-feira (17), com a presença do ex-craque argentino Diego Maradona. A oposição prega o boicote à corrida presidencial.

No entanto, essa posição não é unânime entre todas as forças anti-Maduro. O principal adversário do presidente é o dissidente chavista Henri Fálcon, hoje filiado ao partido de centro-direita “Avançada Progressista”. Ele decidiu romper o boicote pregado pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança de oposição e impedida de apresentar um candidato.

Além deles, estão na disputa o pastor Javier Bertucci e o postulante mais “discreto” da corrida, Reinaldo Quijada. O maior desafio que o futuro presidente enfrentará é a crise econômica no país, com uma inflação que atinge os 700%. Nesta semana, a empresa de alimentos dos Estados Unidos Kellogg’s encerrou suas atividades no território venezuelano, devido à “degradação” de sua economia.

Outro ponto crítico é o alto índice de evasão de cidadãos venezuelanos. De acordo com uma pesquisa da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 1,6 milhão de habitantes vivem fora do país. Neste contexto, o governo Maduro decidiu fechar as fronteiras venezuelanas até esta segunda-feira (21).

O pleito também ocorre em meio ao temor da abstenção de votos, a suspeitas de fraude e à violência em centros de detenção. Nesta semana, pelo menos dois confrontos ocorreram em cadeias que abrigam prisioneiros políticos. Ainda que as eleições ocorram no domingo, o eleito iniciará seu mandato somente em 2019.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade