Em função de eleições na Colômbia, ELN anuncia cessar-fogo

A expectativa é de que 32 milhões de eleitores participem das eleições para escolha do novo presidente da Colômbia neste domingo (27). A busca pela paz com o combate à violência tem conduzido o tom da campanha. O Exército de Libertação Nacional (ELN), por exemplo, decretou na sexta-feira (25) um cessar-fogo até a próxima segunda-feira (29).

Em comunicado, o ELN ressalta que o objetivo é dar condições favoráveis para os colombianos votarem. Também informa que a disposição para “avançar no diálogo” está mantida. “Expressamos nosso firme compromisso com a busca de um acordo que permite que homens e mulheres colombianas podem desfrutar de um país pacífico com plenos direitos e bem-estar.”

As negociações deverão ser retomadas no próximo dia 30 até 12 de junho. Será o quinto ciclo de diálogos entre governo e ELN. O sexto ciclo de conversas deve começar em 30 de junho de Havana.

Foto: William Costa/Portal Amazônia

Candidatos

Participam da corrida presidencial: um economista, um pastor evangélico, um matemático e três advogados. A polarização está em torno do economista Gustavo Pedro, de 58 anos, apontado como o nome de esquerda, e o advogado Iván Duque Marquez, 41, que conta com o apoio do atual presidente Juan Manuel Santos, e que segundo as pesquisas de opinião, lidera as intenções de voto.

Também estão na corrida presidencial os advogados Humberto de la Calle, 71 anos, e German Vargas Lleras, 56, além do pastor Jorge Antonio Trujillo, 50, e do matemático Sérgio Fajardo, 61.

Manaus

E para os colombianos que estão fora do país, as votações podem ser realizadas nos respectivos consulados.

“Estamos realizando as eleições presidenciais ao longo da semana, e elas seguem até este domingo. A expectativa é de que muitos dos colombianos residentes no Amazonas estejam conosco votando em seus candidatos”, disse o cônsul-geral da Colômbia em Manaus, José Gilberto Roja Florez.

Segundo Turno

O segundo turno das eleições na Colômbia ocorrerão em 17 de junho.

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nova espécie de peixe única no mundo é descoberta na Amazônia peruana

O IIAP, em coordenação com as autoridades peruanas, implementa medidas de controle para garantir sua conservação efetiva.

Leia também

Publicidade