El Niño provoca enchentes e chuva de granizo na Bolívia


Foto: Reprodução/El DeberLA PAZ – As chuvas causadas pelo fenômeno climático El Nino já afetaram 20.600 famílias em 78 municípios da Bolívia com 14 pessoas mortas até o momento, de acordo com autoridades bolivianas. O fenômeno tem causado inundações e transbordamento de rios no país. A Defesa Civil, junto as forças armadas, têm mobilizado para as áreas afetadas 300 toneladas de alimentos (açúcar, macarrão, óleo), medicamentos e outros suprimentos.
O vice-ministro de Defesa Civil da Bolívia, Oscar Cabrera, disse que o governo trabalha na construção de anéis de proteção contra inundações e que a Defesa Civil do país vai continuar em prontidão para qualquer outra emergência.
Granizo
Em La Paz houve forte chuva e granizo. Foram 25 minutos que causaram pelo menos 15 afogamentos e duas paredes que entraram em colapso após a chuva, o que surpreendeu a população à noite são relatados.De acordo com o relatório do Chefe de Resposta à Emergência de La Paz, David Mollinedo, os problemas foram relatados em alguns grandes distrtitos da cidade. “Estiopas inundações em La Paz foram causados ??por sumidouros entupidos, porque o granizo foi acumulado na área, a água não fluiu, teve que fazer a limpeza e trabalhando com os vizinhos,” disse o chefe responsável.
O relatório do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (SENAMHI) indica que fenômeno climático ocorrido 22:00-23:30 de afetar as cidades de La Paz e El Alto e poderia ser repetida nos próximos dias.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Culinária da Amazônia assusta ou impressiona? Chef paraense defende cultura amazônica

Às vésperas da COP30, um chef paraense chamou atenção por recusar um convite para preparar um jantar vegano que teria a presença do príncipe William, no Rio de Janeiro.

Leia também

Publicidade