Com risco de impeachment, Kuczynski se defende no Congresso

Foto:Reprodução/ANSA

presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski iniciou nesta quinta-feira (21) um discurso no Congresso para se defender do processo de impeachment por “incapacidade moral”.

“Venho hoje para encarar o país por uma acusação falsa”, disse o mandatário, que vive um momento delicado no poder após a oposição pedir sua destituição por ser acusado de receber propina da construtora brasileira Odebrecht por meio de empresas ligadas a ele.

Por sua vez, Kuczynski alega ser inocente, e até chamou de “golpe de Estado” o pedido de impeachment contra ele.”Não está em jogo minha permanência no cargo, está em jogo a estabilidade democrática, não apoiem um destituição que não se sustenta, porque o povo não duvida, nem perdoa”, disse.

Durante o processo, o presidente apresentará suas alegações no Congresso. Logo após, todos os parlamentares manterão um debate, seguido da votação pelo impeachment. A oposição alega que Kuczynski ocultou que empresas vinculadas a ele prestaram assessoria para a Odebrecht. O valor pago chegou a quase US$5 milhões.

Ontem (20), o presidente da Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou que acompanhará de perto o processo de impeachment contra o líder peruano. Segundo Luis Almagro, uma delegação será enviada ao Peru para entender a situação política.

Além disso, milhares de pessoas se reuniram em Lima para protestarem contra a corrupção e pela saída “de todos os corruptos”. O ato foi marcado pelo lançamento de bombas de gás lacrimogêneo contra um grupo.

Para o impeachment ser aprovado, são necessários 87 dos 130 votos do Parlamento. Os votos parecem certos, visto que o processo de impeachment foi solicitado por 93 legisladores.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa revela que florestas do Amapá possuem as maiores densidades de biomassa da Amazônia

As florestas do estado do Amapá podem ser fundamentais para diminuir as consequências das mudanças climáticas na região amazônica.

Leia também

Publicidade