JusAmazônia: plataforma reúne dados de ações contra desmatamento ilegal na Amazônia

Os interessados podem ter acesso, em tempo real, aos dados sobre a localização dos processos abertos e os resultados.

Uma plataforma com informações sobre quase 6,5 mil ações civis públicas contra o desmatamento ilegal na região amazônica foi lançada em 20 de abril, em Brasília. A plataforma JusAmazônia é resultado de várias frentes de trabalho para o combate ao dano ambiental à floresta.
Foto: JusAmazônia/Reprodução

Interessados podem ter acesso, em tempo real, aos dados sobre a localização dos processos abertos e os resultados, conforme detalha Jurema Paes, engenheira legal da plataforma.

“O JusAmazônia apresenta cruzamento de dados minerados que trazem informações significativas, como o número de ações civis públicas estaduais e federais no tempo e espaço, por estado e comarca, ou seção judicial da região amazônica, com acesso a documentos como petições iniciais, decisões, sentenças e divulga pesquisas pioneiras que abordam a questão do desmatamento da Amazônia”.

detalhou.

Nos últimos quatro anos, o desmatamento na floresta amazônica aumentou 60% em relação à média dos quatro anos anteriores. Embora o número de ações civis públicas contra a derrubada ilegal da floresta tenha triplicado entre 2017 e o ano passado, a responsabilização dos culpados ainda é pequena, de acordo com especialistas do Imazon, instituto voltado para pesquisa sobre a Amazônia. De acordo com os responsáveis pela plataforma, a disponibilização e transparência dos dados ajuda a reduzir a impunidade.

O lançamento acontece durante o evento Responsabilização judicial por desmatamento na Amazônia, organizado pelo Imazon e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade. Participam do evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; e a ativista Txai Suruí; além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Os dados da plataforma estão no ar e já podem ser acessados pelo endereço jusamazonia.com.br. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade