Estudantes e empreendedores de Manaus participam de uma maratona virtual da Nasa, neste fim de semana

Cerca de 100 participantes das mais diversas áreas fazem parte da maratona entre eles: estudantes, tecnólogos, designers, desenvolvedores, empreendedores, entre outros profissionais.

Em Manaus, jovens e empreendedores locais participam de uma maratona que desafia participantes a criarem soluções tecnológicas para diversos desafios globais. Promovido pela incubadora da NASA (Agência Espacial Americana), o hackathon “International Space Apps Challenge” acontece de forma virtual e simultânea em mais de 150 países neste fim de semana. Sob a organização local do Manaus Tech Hub, um espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. A capital faz parte das mais de 20 cidades brasileiras que sediam a competição no país, e se juntaram, através da Comunidade “Space Labs Brazil”, para disponibilizar webinars técnicos e mentorias de especialistas no desenvolvimento dos projetos.

Cerca de 100 participantes das mais diversas áreas fazem parte da maratona entre eles: estudantes, tecnólogos, designers, desenvolvedores, empreendedores, entre outros profissionais. Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar o protótipo da solução para um dos 22 desafios propostos, mostrando como usaram os dados disponibilizados pelas agências espaciais. Após a apresentação do projeto para os comitês locais, eles têm a chance de serem avaliados pela banca de avaliadores da NASA.

Foto: Divulgação/ Manaus Tech Hub

“Os participantes são divididos em equipes e trabalham de maneira intensiva para solucionar um problema que pode ser de cunho tecnológico ou sustentável. Os desafios vão desde a entrega de uma peça de arte, até desenvolver uma ferramenta de comunicação interativa para conectar astronautas em Marte com a Terra”, explica o líder local e especialista do MTH, Daniel Goettenauer.

O tema desta edição é “Take Action”, uma chamada para ação, propondo que os participantes podem fazer a diferença, mesmo em tempos de distanciamento social e através do conforto e segurança das suas casas. Essa é a segunda edição virtual da maratona. Em maio, o “Space Apps Covid-19 Challenge” lançou desafios específicos relacionados às problemáticas da pandemia.

Além do Sebraelab, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que disponibilizará uma impressora 3D para os participantes locais durante todo o evento, a organização em Manaus também conta com apoio da Fundação Rede Amazônica, através do selo Acelera Amazônia, e apoio institucional do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.

Abertura

A abertura nacional do evento acontece hoje, a partir das 17h (horário de Manaus), através da plataforma Discord, em canal específico enviado para os participantes inscritos. Localmente, o Manaus Tech Hub irá realizar uma transmissão ao vivo para indicar instruções prévias, em seu canal no Youtube, a partir das 16h30. Os interessados podem acessar pelo link http://bit.ly/ManausTechHub-Youtube.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade