‘Amazônia para Crianças’: escola desenvolve projeto para apresentar região amazônica para alunos no Sul do país

O projeto ‘Amazônia para Crianças’ foi desenvolvido pelas professoras Valesca Karsten e Janaina Silva da Escolinha Caracol, localizada em Porto Alegre (RS).

A Amazônia é um bioma fantástico e cheio de surpresas. Para quem mora na região amazônica o conhecimento vem de berço, porém, existem pessoas que não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre a floresta amazônica. 

Durante a Campus Party Amazônia, que acontece em Manaus (AM) entre os dias 11 e 15 de outubro, o pesquisador Dado Schneider falou sobre as novas formas de lidar com o aprendizado, com a tecnologia e como fazê-las vivenciar a questão da Amazônia.
Foto: Dado Schneider /Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, Schneider viaja pelo Brasil e palestra sobre as suas pesquisas sobre comportamento das novas gerações. Para a Campus Party Amazônia ele trouxe informações sobre um projeto que tem ganhado destaque em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: o ‘Amazônia para Crianças’. 

“Os professores estudaram muito sobre a Amazônia. A tecnologia trouxe a Amazônia para eles. O mais legal foi, que através da internet, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da região amazônica”, 

afirmou.

Duda falou sobre a importância da tecnologia para os jovens e crianças. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O projeto ‘Amazônia para Crianças’ foi desenvolvido pelas professoras Valesca Karsten e Janaina Silva, da Escolinha Caracol, localizada em Porto Alegre. A ideia é usar a tecnologia para explicar a região amazônica para crianças entre 3 e 6 anos.

Por meio de materiais didáticos como vídeos, posts, livros e, até mesmo, vídeos chamadas com educadores do Amazonas, as professoras mostram a realidade da Amazônia e a importância de preservar o bioma para as futuras gerações.

Com o empenho dos alunos, Valesca e Janaina fizeram uma floresta no terreno da escola. “Fizemos algumas árvores que fazem parte da flora amazônica. Também criamos o cenário noturno da Amazônia, além dos personagens do folclore regional. Você não tem ideia de como os alunos ficaram imersos neste projeto”, afirmou.

Valesca e Janaina desevolveram projeto “Amazônia para Crianças”. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Inspiração 

Quem conheceu o projeto foi Renier Freitas, do Educação Inovadora da Amazônia (Eduvam), que há seis anos compartilha boas práticas inovadoras no Amazonas. Ele acredita que a tecnologia virou uma grande aliada das crianças nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. “As crianças foram afetadas pelos pais não dominarem tecnologia e ficarem sem aula. Então para mim, como lider de comunidade, alguém que trabalha com educação, venho aqui para aprender e para levar para as crianças, desenvolver o lado criativo delas”, destacou.


Já para a professora Marluce Siqueira, o projeto “Amazônia para Crianças” por si só já é uma vitória para a educação local. 

“Existe milhares de quilômetros que separam o Norte do Sul, por esse motivo, o intercâmbio educacional é de suma importância para o desenvolvimento da região amazônica. Os professores da Amazônia tem muito a acrescentar e precisam deste destaque”, 

comentou.

Durante o evento, o público pode conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas com as crianças da Escolinha Caracol, no Sul. A pequena Ana Letícia aproveitou cada momento da atividade lúdica. “A Amazônia é nossa casa. Fico feliz que outras crianças tenham a oportunidade de conhecer a floresta e os animais”, contou

Publico conheceu mais sobre o projeto ‘Amazônia para Crianças’. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Expansão 

Agora, a ideia das professoras é levar o projeto para novas escolas. “Eles aprendem com a Amazônia direto da fonte. Seja através de videochamadas ou com vídeos educativos, os alunos podem conhecer mais da Amazônia e, principalmente, como preservá-la. Afinal, proteger a região amazônica é uma missão de todos”, disse Valesca.  

A Campus Party Amazônia segue até dia 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM). Confira a programação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade