Edna Frazão Ribeiro: o glamour da primeira Miss Amazonas 1929

“A diretoria do Atlético Rio Negro Clube desdobrava-se para providenciar uma recepção especial à nossa Miss Amazonas, Edna Frazão Ribeiro, correspondendo, assim, ao merecimento da homenageada”

Era o ano 1929, a diretoria do Atlético Rio Negro Clube desdobrava-se para providenciar uma recepção especial à nossa Miss Amazonas, Edna Frazão Ribeiro, correspondendo, assim, ao merecimento da homenageada, que tão dignamente acabara de elevar o nome do Amazonas. Era uma tarde de festa, o povo estava nas ruas, à sua espera.

A chegada da Miss Edna Frazão Ribeiro ao bordo do Paquete Campos Sales. (Foto:Acervo Abrahim Baze)

Uma tarde ensolarada na encantadora cidade de Manaus, às 14:30h, um telefonema avisa as autoridades do Palácio Rio Negro que o paquete “Campos Sales”, do Lloyd Brasileiro está à vista. Às 15:00 h, salva de fogos anunciavam a entrada do vapor, na baía do Rio Negro, uma verdadeira multidão vai ao cais do porto para recebê-la, o comércio fecha suas portas. 

O carro de luxo do Palácio Rio Negro chega conduzindo as esposas do governador Ephigênio Salles, do diretor do Atlético Rio Negro Clube Sá Antunes e do presidente do Atlético Rio Negro Clube Desembargador Hamilton Mourão, escoltadas por um importante esquadrão de lanceiros, composto por ginasianos.

Em uma lancha especial, seguem a diretoria do Atlético Rio Negro Clube, representantes da imprensa e pessoas da família de Edna ao encontro do paquete, que atraca no Roadway. O povo não para de saudá-la, gritando seu nome. Surge a miss esplendorosa com sua faixa representando o Amazonas, toda bordada em fio de ouro.

A comitiva sobe a Avenida Eduardo Ribeiro, em direção ao Largo de São Sebastião, dobrando, em seguida, rumo a sede do Atlético Rio Negro Clube, na Rua Barroso, hoje, Casa do Estudante, que pertencente à Universidade Federal do Amazonas. Às 17:45 h, Edna adentra a sede do clube, aclamada pelo povo e recepcionada por cavalheiros da sociedade e delegações de todas as agremiações esportivas e de classes, a banda de música, do 27º Batalhão de Caçadores, não parava de tocar. A miss é conduzida ao trono, sempre acompanhada das senhoras que foram buscá-la em sua chegada.

Em um momento de extrema emoção, Hemetério Cabrinha, “O poeta operário, atravessa o salão nobre conduzindo uma palma de flores, era a homenagem dos homens simples da estiva do Roadway a Flor de Baunilha que levara ao Rio de Janeiro o perfume da Selva Amazônica”.

Edna Frazão Ribeiro em sua residência. (Foto:Acervo Abrahim Baze)

Com estas palavras, Hemetério Cabrinha inicia a saudação a Edna, em nome dos estivadores, emocionando todos os presentes. Logo a seguir, fala o orador oficial do Atlético Rio Negro Clube e a senhora Lili Azevedo, representante das damas amazonenses, que se desloca com um grupo de jovens e faz a sua saudação. Os militares através do Tenente Plínio Abreu, do 27º Batalhão de Caçadores, também se manifesta com oratória que sensibilizou a miss.

Edna Frazão Ribeiro visivelmente emocionada, solícita ao Presidente do Atlético Rio Negro Clube, o Desembargador Hamilton Mourão, que seus agradecimentos fossem proferidos pelo também poeta, Francisco Pereira da Silva, que com estas palavras dá início a saudação. “Humilde vassalo da beleza, cumpro ordens da Rainha excelsa que regressa ao Amazonas “.

Foto tirada durante a visita ao Clube Fluminense no Rio de Janeiro. (Foto:Acervo Abrahim Baze)

O povo do lado de fora clamava seu nome Edna, Edna, Edna, que com simpatia atende risonha e meiga, aparecendo na sacada para saudá-los, em meio a beijos e lágrimas, joga para o povo o ramalhete de flores que havia recebido na chegada, uma verdadeira apoteose.

” Matéria publicada no Jornal A Notícia, por Abrahim Baze, domingo, 17 de agosto de 1997″

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade