Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

D. Luiz Soares Vieira eleito para Academia Amazonense de Letras

O-arcebispo-de-Manaus-Dom-Luiz-Soares-Vieira-em-seu-escritrio.-Ele-cultiva-o-hbito-da-leitura

A Academia Amazonense de Letras elegeu, no dia 28 de agosto de 1997, para uma de suas cadeiras o Arcebispo Metropolitano de Manaus, D. Luiz Soares Vieira, hoje, Bispo Emérito de Manaus. Dessa forma, mantém a tradição de um religioso em seus quadros, exaltando o nome e a tradição de quantos passaram por lá e deixaram suas valiosas contribuições literárias. Com esta aquisição, esse silogeu tornou-se mais forte e mais pujante, como forte e pujante são os ideais de quem fez e faz parte da história da Academia Amazonense de Letras.


D. Luiz Soares Vieira ao tornar-se Arcebispo e recebendo oficialmente a Arquidiocese do Amazonas, no Vaticano. (Foto:Acervo Abrahim Baze)


D. Luiz Soares Vieira nasceu na cidade de Conchas, em São Paulo, no dia 02 de maio de 1937, filho de Luiz Carlos Vieira e Judith Soares Vieira. Recebeu os primeiros ensinamentos no Grupo Escolar Itatinga, no ano de 1944, concluindo em 1947. Sentindo o chamamento para vida religiosa, cursou o ginásio e o clássico já no Seminário Diocesano, em Botucatu, no Estado de São Paulo, de 1948 a 1953. A partir dessa data, já era forte e definida sua vocação religiosa, prosseguindo o estudo superior de Filosofia, no Seminário Central do Ipiranga, também, no Estado de São Paulo, nos anos de 1954 a 1956.



Mas o compromisso vocacional era grande e foi mais forte, formando-se em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 1956 a 1960. Retornando ao Brasil, continua sua preparação religiosa em filosofia, na Universidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, até 1970, bacharelando-se e licenciando-se em Teologia e graduando-se em Filosofia. É também sócio-fundador da Academia Amapaense de Letras. Nessa peregrinação, em busca da formação religiosa, esteve nos seguintes países: Italia, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, Portugal, Estados Unidos da América, Japão, China, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Singapura, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas da Sociedade e Chile.


D. Luiz Soares Vieira já como arcebispo de Manaus. (Foto: Acervo Abrahim Baze)


O sacerdote D. Luiz Soares Vieira foi Vice-reitor do Seminário Diocesano de Botucatu, entre 1960 a 1962; Vigário Ecônomo de Chavantes, em São Paulo, entre 1962 a 1969; Pároco de Pirapó, no Paraná, entre 1969 a 1978; Pároco de São Benedito, em Apucarana, também no Paraná, entre 1978 a 1980; Pároco de Sabáudia, no Paraná, entre 1980 a 1982; Pároco da Santíssima Trindade, em Apucarana, de 1982 a 1984; Vigário Ecônomo de Nossa Senhora de Guadalupe, em 1982; Vigário Episcopal da Zona Pastoral de Pirapora, de 1975 a 1978; Vigário Episcopal da Zona Pastoral de Astorga, no Paraná, de 1980 a 1982; Vigário Episcopal da Região Centro-Norte, de 1982 a 1984; Juiz Oficial do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Apucarana, entre 1970 a 1984; Vigário Capitular da Diocese de Apucarana, entre 1982 a 1983; Vigário Geral da Diocese de Apucarana, entre 1983 a 1984; Reitor do Seminário de Filosofia de Apucarana, entre 1982 a 1984; Bispo Diocesano de Macapá, em 1992; Membro Delegado do Episcopado Brasileiro, na IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.



O mestre D. Luiz foi professor de Português, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Italiana, Filosofia, Educação Moral e Cívica, Cultura Brasileira, Estudo de Problemas Brasileiros, Ciências e Letras, Direito Canônico, Filosofia da Religião. Registra-se, ainda, que foi Diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, em Apucarana, no Paraná e Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Apucarana.



Como escritor publicou vários artigos em revistas e jornais, em todo o Brasil, como por exemplo, Filosofia e Ciências Experimentais, Oposição ou Contemplação, Síntese do Direito Processual da Igreja, Aspectos Jurídicos do Matrimônio e Problema da Liberdade.

*Matéria de autoria de Abrahim Baze, publicada no Jornal A Notícia, caderno visão, em Manaus, sábado, 06 de setembro de 1997.


Assista ao programa Documentos da Amazônia do Amazon Sat com Dom Luiz Soares Vieira

Veja mais notícias sobre Abrahim BazeHistórias da Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 28 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/