Sustentabilidade na Construção Civil: Segundo episódio do ‘Consciência Limpa’ destaca avanços e desafios do ESG

O quadro destacou as inovações que estão moldando a Construção Civil rumo a práticas mais alinhadas com os princípios ESG

No segundo episódio do quadro “Consciência Limpa”, exibido neste último sábado no telejornal “Bom dia Sábado” mergulhamos fundo no universo da Construção Civil para explorar as práticas relacionadas ao ESG (Ambiental, Social e Governança). O episódio lançou luz sobre os avanços e desafios enfrentados pelo setor na busca por uma abordagem mais sustentável. 

Foto: Arquivo / Fundação Rede Amazônica

O personagem principal desse segundo episódio foi o futuro prédio comercial, Botânica Office, pioneiro Business Center da Amazônia inspirado no conceito biofílico. A grandiosidade da arquitetura integra a natureza às pessoas e ao ambiente de negócios, desde a fachada com vegetação até as áreas internas de contemplação, traz toques de originalidade e inovação.

“É lindo, segue uma tendência global e vai se tornar referência em Manaus, até mesmo uma atração turística nos moldes do que temos hoje em grandes cidades do exterior, o Botânica Office, com sua fachada de plantas trepadeiras filtrando a luz da tarde, conecta todos os usuários do prédio com a cidade, ele foi concebido como extensão do espaço público para fomentar encontros sociais e corporativos formais ou informais”, afirmou Elias Ayres, Gerente Comercial da Engeco.

Imagem: Reprodução Redes Sociais

Ao abordar temas como eficiência energética, materiais eco-friendly e responsabilidade social, o quadro destacou as inovações que estão moldando a Construção Civil rumo a práticas mais alinhadas com os princípios ESG. Entrevistando especialistas e líderes do setor, o episódio proporcionou insights valiosos sobre como as empresas estão adotando medidas para reduzir seu impacto ambiental, promover a inclusão social e fortalecer a governança corporativa. No entanto, também foram discutidos desafios significativos, como a necessidade de superar barreiras regulatórias e financeiras. O episódio provocou reflexões sobre como a indústria da construção pode continuar avançando de maneira sustentável, superando obstáculos e promovendo mudanças positivas.

“Hoje em dia empresas principalmente da construção civil que não adotarem práticas ou busquem soluções sustentáveis para os seus projetos, ficarão para trás no mercado, hoje a população e os clientes exigem que as empresas adotem essas práticas.”, destacou Altamir Cordeiro, Economista. 

Este episódio do “Consciência Limpa” se revelou uma fonte informativa e inspiradora para todos aqueles interessados no futuro da Construção Civil e no papel fundamental que o ESG desempenha nesse cenário. A matéria completa já está disponível nas Redes Sociais da Fundação Rede Amazônica e no GloboPlay. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Algodão ganha destaque como alternativa sustentável em Roraima

Em Roraima, a inclusão dessa cultura é estratégica, tanto pela rotação com a soja quanto pelo impacto socioeconômico.

Leia também

Publicidade