Retrospectiva 2024: Projetos da Fundação Rede Amazônica levam cultura, educação e sustentabilidade a toda a região Norte

Em 2024, a Fundação Rede Amazônica realizou uma série de projetos que impactaram positivamente as comunidades da região Norte do Brasil, promovendo cultura, educação, voluntariado e sustentabilidade. Ao longo do ano, diversos eventos foram realizados em diferentes estados, com destaque para ações em Manaus, Macapá, Parintins, Itapiranga, Silves, Boa Vista e Novo Airão. Confira a retrospectiva dos principais projetos:

O Amazônia Que Eu Quero, percorreu todos os estados da região Norte, promovendo debates e ações voltadas para o futuro sustentável da Amazônia. O projeto teve como foco a Amazônia Continental e a Soberania da Amazônia, além de buscar o desenvolvimente de políticas públicas voltadas para a região.

Em fevereiro, o Carnaval Amazônico aconteceu em Manaus, reunindo diversas manifestações culturais típicas da Amazônia, celebrando a diversidade e fortalecendo a identidade local. O evento foi uma verdadeira festa, trazendo alegria e valorizando as tradições culturais da região.

Ao longo do ano, Manaus foi palco do Casullo, uma ação voltada para o empoderamento feminino, por meio de fóruns dedicados ao desenvolvimento da mulher.

Em outubro, a cidade de Macapá sediou o Círio Na Rede, uma grande celebração religiosa que uniu fé e cultura, atraindo milhares de participantes e consolidando a importância do evento como um marco cultural na região Norte.

O projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia teve duas edições em 2024, uma em Manaus e outra em Parintins. Com foco na conscientização sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente, as ações envolveram a comunidade local em atividades educativas e de coleta seletiva.

Em julho, o Echos da Amazônia percorreu as cidades de Itapiranga e Silves, no Amazonas. O projeto destacou a iniciativas de moradores e empresas no desenvolvimento da região com foco nas questões ambientais e sociais da região.

Em agosto, Manaus recebeu a Glocal Amazônia, evento que discutiu soluções globais para desafios locais da região amazônica, reunindo especialistas, lideranças comunitárias e representantes de diversas instituições para debater sobre o futuro sustentável da Amazônia.

Lançado em março e com duração até maio, o Laboratório dos Sonhos foi um projeto de formação para jovens do bairro Colônia Antônio Aleixo. Durante três meses, o projeto ofereceu workshops, mentorias e apoio para que os participantes desenvolvessem ideias inovadoras voltadas para a realidade local.

Em setembro, Manaus recebeu o Pipoca em Cena, um projeto voltado para a formação de jovens interessados no universo cinematográfico, promovendo o cinema local e nacional e incentivando a participação da comunidade na apreciação de produções audiovisuais.

O Rede Educa estreou em dezembro e visa capacitar a população do Norte do Brasil por meio de videoaulas e pílulas de conteúdo, abordando temas como ESG (Ambiental, Social e Governança). O programa foi transmitido pelo canal Amazon Sat, alcançando mais de 50 municípios nos estados da região Norte.

O Rede Voluntária teve quatro edições durante o ano. Em maio, junho e julho, as ações ocorreram em Manaus, e em julho também em Roraima e Amapá. O projeto envolveu voluntários em atividades de apoio social, educação e assistência, fortalecendo a rede de solidariedade e colaboração na região.

O projeto Verão Na Rede foi realizado em julho em Macapá e trouxe uma série de atividades culturais e recreativas para as famílias, promovendo a integração e diversão durante o período de férias.

O XTerra em julho, em Novo Airão, foi uma prova de triatlo que reuniu atletas e amantes do esporte em um dos cenários naturais mais bonitos da Amazônia. O evento destacou o esporte e a sustentabilidade, promovendo a conexão dos participantes com a natureza.

Com esses projetos, a Fundação Rede Amazônica reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a educação, a cultura e a solidariedade na Amazônia, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas ao longo de 2024.

Sobre a Fundação Rede Amazônica:

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Olho Mágico’: exposição celebra 128 anos do Teatro Amazonas e aproxima estudantes com o universo artístico

A exposição, que celebra a riqueza do Teatro Amazonas, fica em cartaz até fevereiro em Manaus.

Leia também

Publicidade