Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Projeto Laboratório dos Sonhos promove jornada de inovação com jovens da Zona Leste de Manaus

O projeto Laboratório dos Sonhos, que tem realização da Fundação Rede Amazônica e do Unicef, oferece uma jornada de inovação para desenvolver tecnologias sociais para adolescentes e jovens de 14 a 29 anos da Zona Leste de Manaus, neste último sábado (2) e domingo (3). Ao longo dos dois dias, 200 jovens se dedicaram a oficinas para cocriar soluções inovadoras visando a intervenção comunitária no bairro de Colônia Antônio Aleixo. O evento foi realizado no Studio 5 Centro de Convenções, e os participantes terão acesso a transporte e alimentação gratuitos.

Foto: Leonardo Matheus / Rede Amazônica

A jornada de inovação representa uma importante etapa do projeto "Laboratório dos Sonhos", o qual se iniciou em outubro de 2023 com um diagnóstico social participativo com adolescentes e jovens moradores do bairro para identificar os desafios e oportunidades do território.

"O Laboratório dos Sonhos visa desenvolver habilidades pessoais e comunitárias para adolescentes e jovens da Colônia Antônio Aleixo. Utilizando metodologias ágeis e ferramentas participativas, eles poderão cocriar tecnologias sociais que atendam aos desafios e oportunidades identificados em suas comunidades", explicou Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO. 

Após a jornada de inovação, os jovens participarão de um ciclo formativo destinado a apoiá- los no aprimoramento dos projetos desenvolvidos. O programa será concluído com um" Demoday", evento de apresentação das soluções cocriadas, que contará com a presença de representantes do setor público, lideranças sociais e investidores interessados no desenvolvimento comunitário local.

"O Demoday visa apresentar os projetos para uma avaliação objetiva de sua viabilidade e impacto social, facilitando a conexão entre jovens inovadores e investidores dispostos a apoiar a implementação desses projetos", concluiu o oficial.

Sobre o Laboratório dos Sonhos:

O projeto "Laboratório dos Sonhos" é inspirado na metodologia de inovação; do UNICEF, enfatizando o empoderamento comunitário para criar tecnologias sociais autossustentáveis com potencial para influenciar políticas públicas.

Ao longo de três anos de existência, a iniciativa já gerou mais de 250 mil oportunidades de trabalho e formação para jovens e conta com uma rede de 144 empresas, em seis estados, 1.833 municípios do Semiárido e da Amazônia e oito centros urbanos. 

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/