Além de conhecer o processo editorial, os visitantes também foram apresentados aos avanços tecnológicos e inovações no campo do jornalismo
Nesta quinta-feira (25), a Fundação Rede Amazônica recebeu a visita dos “Repórteres da Floresta”, projeto desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável. Os comunicadores também conheceram os bastidores das redações de jornalismo do Grupo Rede Amazônica e puderam acompanhar o ciclo de produção das notícias, desde a apuração dos fatos até a edição final.
“Para a Fundação foi uma grande honra receber esses jovens repórteres da floresta. Fizemos um bate-papo com eles falando sobre a comunicação e dando dicas de jornalismo, acredito que foi muito importante mostrar o nosso dia a dia, já que isso é um dos pilares da FRAM, em ajuda a promover a integrar e desenvolver a Amazônia.” destacou Anderson Mendes, gerente de conteúdos especiais da FRAM.
Durante os encontros com os jornalistas e editores, os repórteres da Floresta tiveram a oportunidade de discutir pautas específicas relacionadas à Amazônia, compartilhando suas perspectivas e conhecimentos sobre questões ambientais, direitos indígenas e desenvolvimento sustentável.
“O projeto é voltado para a comunicação, onde os jovens utilizam esse meio como instrumento de educação e empoderamento. Nós estamos aí trabalhando com mais de 300 jovens que participaram das nossas atividades e nossas oficinas que falam sobre comunicação em oito municípios do estado do Amazonas.”, destacou Rafael Sales, coordenador da FAS.
Além de conhecer o processo editorial, os visitantes também foram apresentados aos avanços tecnológicos e inovações no campo do jornalismo, como o uso dos estúdios que são utilizados pelas equipes nos telejornais de Manaus.
“Para mim está sendo bem gratificante conhecer de perto a realidade de como são feitos os telejornais. Era meu sonho conhecer essa área e ver a dimensão que é bem legal e curioso.” destacou Jeferson Rodrigues, participante do projeto.
A equipe da embaixada dos Estados Unidos acompanhou a visita e apresentou uma perspectiva global para as discussões, enfatizando a importância do jornalismo como uma ferramenta essencial para promover a transparência, a democracia e a conscientização sobre questões ambientais em escala internacional.
“A embaixada dos Estados Unidos e os consulados, este ano, estão comemorando o bicentenário das relações diplomáticas com o Brasil. Estamos apoiando esse projeto por entender que os americanos podem contribuir a combater a crise climática e de apoiar os esforços brasileiros de preservar o meio ambiente e estamos muito orgulhosos de apoiar esse programa.”, destacou, Luke Ortega, porta-voz da embaixada dos Estados Unidos.
Ao final da visita, ficou evidente o impacto positivo dessa troca de experiências. Essa iniciativa exemplifica a importância do diálogo intercultural e da colaboração entre diferentes setores para enfrentar os desafios da região amazônica.
Sobre a FAS:
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição têm números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas.
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.