Penúltima semana do Laboratório dos Sonhos é focada em Mentoria em Arte e Intervenções Urbanas

Durante todo o dia de imersão, os participantes mergulharam em workshops intensivos, palestras inspiradoras e sessões práticas

A formação de jovens que participam do projeto Laboratório dos Sonhos chega a sua penúltima mentoria nesta quarta-feira (17). A oficina da sétima semana foi voltada para o tema: Arte e intervenções urbanas e foi ministrada pela artista visual, Sarah Figueiredo e o comunicador visual, Victor Zagury, a mentoria ocorreu na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no bairro Colônia Antônio Aleixo na Zona Leste de Manaus.

“Eu vejo de uma forma que esses espaços, essas intervenções culturais e artísticas não são muito comuns em periferias, então potencializar isso aqui, é forma da galera se sentir livre e confiante. Então é uma forma de explorar a criatividade deles é uma forma de dialogar sobre os sonhos deles, os desejos e medos, sobre a forma de como eles enxergam a comunidade e as lutas diárias para que eles potencializam esses espaços e criar a partir deles intervenções na própria comunidade.”, destacou, Sarah Figueiredo, facilitadora.

Foto: Jessiane Guimarães | Grupo Rede Amazônica

Durante todo o dia de imersão, os participantes mergulharam em workshops intensivos, palestras inspiradoras e sessões práticas, aprendendo técnicas diversas de arte urbana, graffiti, instalações temporárias e intervenções em espaços públicos. A troca de experiências e o contato com profissionais renomados no cenário artístico permitiram um enriquecimento cultural e técnico sem precedentes.

“O mais importante é saber que aqui existem muitas potências jovens aqui nessa comunidade, eles entenderem e saberem que existe várias possibilidades de fazerem intervenções, tanto com papel ou outros tipos de materiais é importante para que eles acreditem que a arte pode ser uma solução para a comunidade.”, destacou Victor Zagury, facilitador do projeto.

A jornada de conhecimento segue com a última mentoria, prevista para a próxima quarta-feira (24), voltada para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. O programa será concluído com a apresentação das soluções apontadas pelos jovens e que contará com a presença de representantes do setor público, lideranças sociais e investidores interessados no desenvolvimento comunitário local.

Sobre o Laboratório dos Sonhos:
O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa do UNICEF e PNUD que nasceu no Equador em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que visa oportunizar o aprimoramento pessoal e comunitário de adolescentes e jovens, com o intuito de buscar soluções inovadoras a partir dos desafios e problemáticas dos seus bairros e comunidades.

O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, capazes de co-construir comunidades seguras, inclusivas e resilientes. Com a finalidade de liderar a concepção e implementação de projetos de inovação e transformação social, os jovens e adolescentes têm suas competências para a vida, técnicas e interculturais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade