Painel que debate “Bioeconomia: Soluções Inovadoras para a Amazônia” acontece em Manaus

Manaus vai receber o painel “Bioeconomia: soluções inovadoras para a Amazônia” do programa “Amazônia Que Eu Quero” no próximo dia 11 de julho. O evento vai acontecer às 19h30 no auditório Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na sede do Sebrae-AM, localizado na Rua Leonardo Malcher, Centro de Manaus

“Esse encontro promete ser um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre as práticas sustentáveis e inovadoras que podem alavancar a economia local, respeitando e preservando a biodiversidade única da nossa região.”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

Entre os temas a serem abordados estão o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, a integração das comunidades locais na bioeconomia, e as políticas públicas necessárias para fomentar um crescimento econômico que esteja em harmonia com a conservação ambiental.

“Nesse painel iremos falar sobre o Programa Prioritário de Bioeconomia, que movimenta muito essa área de pesquisa, desenvolvimento, está ligado à SUFRAMA, então, a gente consegue ter essa visão do quanto de renda a bioeconomia está gerando e como é que está movimentando esse ecossistema.” destacou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

O painel reunirá especialistas, embaixadores do projeto, representantes de diversas áreas e painelistas convidados para discutir a bioeconomia no Amazonas. Entre os painelistas convidados estão: Kátia Emídio da Silva, pesquisadora e chefe-adjunta de pesquisa e desenvolvimento na Embrapa Amazônia Ocidental, Paulo Simonetti, gerente de inovação em Bioeconomia do Idesam, Jeibi Medeiros, secretário executivo de ciência, tecnologia e inovação e Keivan Hamoud, observatório Castanha-da-Amazônia (OCA) e Diretora da ASSOAB Beruri.

“Estamos muito felizes em conseguir reunir atores tão importantes do ecossistema da bioeconomia. Dentro desse painel, vamos trazer uma perspectiva da cadeia produtiva da castanha, da Amazônia, que é a nossa vocação aqui no Estado. Vamos trazer também a perspectiva da inovação aplicada nas cadeias produtivas e dentro da bioeconomia, no beneficiamento dos produtos e envolvendo todo o setor.” destacou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

O painel “Amazônia que Eu Quero” será transmitido ao vivo pelo g1 e Amazon Sat, canal 44.1 e será uma oportunidade para quem deseja entender melhor os caminhos para um desenvolvimento sustentável e se engajar na construção de uma Amazônia próspera e preservada.

Sobre o Amazônia Que Eu Quero:
Concebido em 2018, o Programa “Amazônia Que Eu Quero” é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023 que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade