“Ópera em Rede”: segunda noite do Festival de Ópera será transmitida no G1 Amazonas e AMAZON SAT

O espetáculo da noite é “O contratador de diamantes” de Francisco Mignone, que há mais de 70 anos não é apresentado no Brasil

A Fundação Rede Amazônica através do projeto “Ópera em Rede” transmitirá neste domingo (7) a partir de 19h a segunda noite do Festival Amazonas de Ópera (FAO) realizado no Teatro Amazonas no Amazon SAT – canal 44.1 – e G1 Amazonas – g1.globo.com/am/amazonas

A transmissão tem como objetivo levar a magia do festival que completa 25 anos as casas de quem não tem acesso ao evento. “Um dos pilares da fundação é a cena cultural por isso o Ópera em Rede vem com um objetivo de popularizar a arte, mas também tem a função de fortalecer a cadeia produtiva dos empreendedores locais do estado do Amazonas. Então o nosso projeto conta com uma agenda extensa com muitas atividades que vão até junho e um dos nossos carros chefe é a transmissão de ópera. Nós não podíamos deixar de fora e levar isso ao público através da transmissão, pois é uma forma de alcançar uma quantidade maior de pessoas não só aqui em Manaus, mas também no interior do Amazonas pelas telas do Amazon Sat”, explicou a diretora institucional da FRAM, Mariane Cavalcante.

 A estrutura da transmissão contará com a equipe do Amazon Sat, que é destaque na região por abrir espaço para eventos de relevância na Amazônia. “Transmissão é uma inclusão. Com a produção conseguimos aproximar a população que muitas vezes nunca teve oportunidade de entrar em um teatro. Possibilitar o acesso à cultura e ao entretenimento é um fator motivador para nossa equipe que há anos transmite grandes eventos culturais. É uma tradição, está em nosso DNA. Além da equipe do Amazon Sat, iremos trabalhar com profissionais contratados pela emissora, tudo para entregar o melhor conteúdo ao telespectador. Serão dezenas de profissionais envolvidos”, explicou o coordenador do Amazon Sat, Lemmos Ribeiro.

Sobre o evento

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) iniciou a temporada comemorativa dos 25 anos no dia 21 de abril, no Teatro Amazonas, e segue até o dia 28 de maio.

Estrutura e figurinos exclusivos além de obras inéditas no Brasil serão levadas aos espaços culturais do estado, que é considerado o maior evento de ópera da América Latina e ganhou repercussão nacional nos últimos anos.

Esta temporada carrega consigo quatro diferentes títulos:

“O contractador dos diamantes” – o romance escrito por Francisco Mignone, não é apresentado no Brasil há mais de 70 anos e fala sobre figuras que residiam no antigo Distrito Diamantino da Vila do Príncipe (hoje cidades de Diamantina e Serro, MG) em meados do século 18. O episódio relatado envolve a prisão do contratador Felisberto Caldeira Brant e a história de amor entre sua filha e Luís Camachoo.

“Anna Bolena” – a ópera Anna Bolena, baseada no livro italiano de Felice Romani, narra a vida da segunda esposa do rei da Inglaterra, Henrique VIII. No Brasil, foi encenada apenas uma vez, em 1844, com uma produção italiana. O resgate histórico do título tem a direção musical do maestro Marcelo de Jesus e foi escrita por Gaetano Donizetti;

“Piedade” – escrita por João Guilherme Ripper, o Concerto Cênico narra episódios da vida do escritor Euclides da Cunha e conta com projeções que complementam a história contada no palco.

“Peter Grimes” – ganha uma a remontagem escrita por Benjamin Britten. O sucesso de que rendeu o Prêmio Concerto, como melhor produção de ópera no país fala sobre Peter Grimes, um pescador acusado da morte de seu aprendiz no mar. Apesar de ser inocentado, o povo da cidade acredita que Grimes é culpado e merecedor da prisão.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Victor Xamã: a renovação do rap que vem da Amazônia

Expoente do estilo na região Norte, artista chama atenção por timbre grave e rimas que falam do cotidiano de quem vive entre as agruras da cidade grande e a maior floresta do mundo.

Leia também

Publicidade