“Ópera em Rede”: Fundação Rede Amazônica lança projeto de incentivo a cultura, conscientização ambiental e combate à fome

O projeto acontece até junho em Manaus e região metropolitana

Em alusão aos 25 anos do “Festival de Ópera”, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou o projeto “Ópera em Rede”, em parceria com a Secretaria de Economia e Cultura Criativa e do Governo do Estado do Amazonas. Com o objetivo de popularizar a ópera através de ações culturais e sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto é composto por exposição de ópera, pocket shows e ações socioambientais como plantio de árvores, doações de alimentos e uma campanha de combate à fome.

“O projeto vem para popularizar mais o gênero que é muito distante e para comemorar os 25 anos do festival que é tão interessante e que traz tanto brilho para a nossa região. A intenção é levar o ritmo através de ações para pessoas em situação pouco favorável. A gente tem que olhar para a cultura mas pensar na pessoa, então a gente entende que além de levar o acesso à cultura, a gente tem que levar conscientização sobre alguns temas que são relevantes para a fundação”, explica a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

 Conheça as ações

Campanha de combate à fome:

A campanha já começou! Uma campanha de combate à fome em parceria com o projeto “Rede do Bem” do Grupo Rede Amazônica foi lançada no AMAZON SAT com objetivo de conscientizar o público sobre o desperdício de alimentos e angariar doações para 16 instituições de apoio ao público em situação de vulnerabilidade social. A campanha vai até junho deste ano.

A lista completa pode ser conferida no link abaixo:

Máquinas de reciclagem:

A segunda ação do projeto chega a pontos estratégicos de Manaus ainda este mês. Máquinas de compensação de materiais reciclados serão instaladas em vários bairros da cidade até junho, com objetivo de conscientizar sobre a importância da reciclagem. Através dessas máquinas, a população poderá depositar resíduos de plástico, papel e outros, e garantir bônus através de um aplicativo para trocar por livros.

A primeira máquina foi instalada na sede do Grupo Rede Amazônica no Aleixo. Os outros pontos de instalação das máquinas serão divulgados em breve.

Edital Aurora:

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) abriu inscrições para o Programa Aurora, jornada de inovação social para aceleração de instituições e projetos sociais de Manaus. O formulário de inscrição que está disponível nas redes sociais da instituição (@fundacaoredeam) deve ser enviado pela internet até o dia 1º de maio.

Confira o cronograma:

01/05 – Fim das inscrições

02/05 e 03/05 – Entrevistas online

05/05 – Anúncio dos selecionados nas redes sociais

09/05 – Início das aulas

Transmissão do Festival de Ópera:

No dia 7 de maio a partir de 19h a segunda noite do festival de ópera com o tema “O contractador de diamantes” será transmitida através do Amazon Sat, canal 44.1 e G1 Amazonas.

Amostra do Festival para crianças e idosos

No dia 11 de maio a Fundação Rede Amazônica proporcionará um momento exclusivo para crianças e idosos das regiões carentes da cidade que poderão acompanhar um ensaio no Teatro Amazonas do espetáculo “O contractador de diamantes” .

Plantio de árvores

Em 19 e 26 de maio, a Fundação Rede Amazônica através do projeto Rede Voluntária, realizará várias ações de plantio de árvores em escolas da cidade.

Exposição de Ópera

Do dia 23 ao dia 28 de maio, no Amazonas Shopping, o projeto “Ópera em Rede” ganha um espaço físico para a realização de ações informativas sobre o ritmo e com uma mostra de canto lírico no último dia.

Pocket Shows

A partir de junho, a ópera chegará a vários bairros de Manaus e região metropolitana (Rio Preto da Eva, Manacapuru e Iranduba) através de Pocket Shows em escolas dos lugares acima referidos.

Documentário – 25 anos Festival de Ópera

E para fechar o projeto, no fim de junho, um documentário sobre os 25 anos do Festival de Ópera será lançado pela Fundação Rede Amazônica no AMAZON SAT.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Victor Xamã: a renovação do rap que vem da Amazônia

Expoente do estilo na região Norte, artista chama atenção por timbre grave e rimas que falam do cotidiano de quem vive entre as agruras da cidade grande e a maior floresta do mundo.

Leia também

Publicidade