Laboratório dos Sonhos: Última mentoria promove plantio de 80 mudas de árvores nativas

Programa será concluído no mês de maio em um evento no Studio 5 Centro de Convenções

Nesta quinta-feira (25), aconteceu a última formação de jovens que participam do projeto Laboratório dos Sonhos do UNICEF, realizado pela Fundação Rede Amazônica. Ao longo do dia, os alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho tiveram contato com aulas e mentorias sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade em um barco escola.

“O nosso objetivo com esse projeto é desenvolver a capacidade dos alunos residentes da Colônia Antônio Aleixo, esses jovens estão recebendo mentorias para desenvolvimento interpessoal e liderança comunitária. Nosso objetivo é que esses alunos sejam agentes participativos dentro da comunidade e que eles tenham voz ativa para que eles participem na construção de uma comunidade melhor.”, destacou Viviane Tavares, especialista em Projetos da Fundação Rede Amazônica.

Foto: Jessiane Guimarães | Fundação Rede Amazônica

A mentoria também promoveu o plantio de 80 mudas de árvores nativas. Essas mudas foram plantadas nas comunidades Mainã e Menino Jesus no Bairro Puraquequara, zona rural de Manaus. Cada planta foi cadastrada em um aplicativo que possibilita o rastreio por meio da geolocalização, gerando uma espécie de certidão de nascimento em tempo real com a localização de onde ela foi plantada.

“A gente disponibiliza uma plataforma que por satélite, acessando o GPS, eu consigo acompanhar o crescimento das mudas e essa é a beleza. Nós envolvemos a comunidade local para realizar o plantio e damos o suporte de acompanhamento por satélite.” destacou Vicente Tino, CEO da Three Earth.

O programa de formação de jovens tem o objetivo de apresentar soluções comunitárias, além de moldar líderes visionários prontos para enfrentar os problemas locais. A ideia é que ao longo do projeto os cerca de 200 alunos, desenvolvam habilidades essenciais, desde a análise crítica de questões sociais até a elaboração de estratégias inovadoras.

“Essa turma tem muito talento e eles estão tendo uma grande oportunidade e estão agarrando. No papel de mentora me sinto super tranquila de ver que eles aprenderam bastante e eu também tive a oportunidade de aprender com eles com o que eu mesmo ensinei.” destacou Helena Mendonça, facilitadora do Projeto. 

O programa será concluído no mês de maio em um evento no Studio 5 Centro de Convenções, os alunos terão a oportunidade de realizar uma apresentação das soluções para a comunidade para representantes do setor público, lideranças sociais e investidores interessados no desenvolvimento comunitário local.

Sobre o Laboratório dos Sonhos:
O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa do UNICEF e PNUD que nasceu no Equador em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que visa oportunizar o aprimoramento pessoal e comunitário de adolescentes e jovens, com o intuito de buscar soluções inovadoras a partir dos desafios e problemáticas dos seus bairros e comunidades.

O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, capazes de co-construir comunidades seguras, inclusivas e resilientes. Com a finalidade de liderar a concepção e implementação de projetos de inovação e transformação social, os jovens e adolescentes têm suas competências para a vida, técnicas e interculturais fortalecidas, tornando-se protagonistas de seus próprios processos de desenvolvimento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade