Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Laboratório dos Sonhos: jovens participam de oficina focada na formação em Jornalismo Comunitário

A formação de jovens que participam do projeto laboratório dos sonhos seguiu pela quarta semana, nesta terça-feira (26), dessa vez a oficina foi realizada na sede do Grupo Rede Amazônica. O projeto do Unicef, realizado pela Fundação Rede Amazônica, chega a sua quarta semana com o tema: Jornalismo Comunitário.

"O jornalismo comunitário surge no como uma oportunidade de dar voz aqueles que não tem e incluir essa prática no projeto laboratório dos sonhos é abrir portas para a verdadeira representação e participação cidadã na construção da informação.", destacou Matheus Aquino, Especialista em Projetos da Fundação Rede Amazônica.

Foto: Jessiane Guimarães | Grupo Rede Amazônica



Durante todo o dia de imersão, os alunos mergulharam em debates, palestras e atividades práticas que abordaram o tema. A equipe do Kauã Victor, foi desafiada a pensar nos problemas atuais do bairro em que vivem e por meio da mentoria, pensaram em soluções para apresentar por meio de um telejornal fictício apresentado em grupo pelos próprios alunos que mostraram os problemas que envolvem preconceitos com moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo.

"É um dia de muito conhecimento e que vamos absorver bastante o conhecimento em que os jornalistas trabalham aqui na Rede Amazônica. Principalmente por esse jornalismo trazer fatos e informações verídicas que influenciam bastante na nossa vida. Escolhemos como tema a estigmatização de território para mostrar que o nosso bairro é um local de pessoas de bem." destacou o estudante.

O programa de formação de jovens para a proposição de soluções comunitárias é um dos pilares do Projeto que tem o objetivo de moldar líderes visionários prontos para enfrentar os problemas locais.

"Estamos tendo a oportunidade de lidar com as comunidades, falando sobre o jornalismo comunitário. É muito importante pois sabemos dos impactos e dos desertos de notícias que acontecem, onde muitos não têm acesso aos veículos de comunicação.", destacou Débora Holanda, facilitadora do projeto e Coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

A jornada de conhecimento segue na próxima quarta-feira (03) com o tema Formação em Redes Sociais, a formação voltará a ocorrer na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo na zona leste de Manaus. O programa será concluído com a apresentação das soluções apontadas pelos jovens e que contará com a presença de representantes do setor público, lideranças sociais e investidores interessados no desenvolvimento comunitário local.

Sobre o Laboratório dos Sonhos:
O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa do UNICEF e PNUD que nasceu no Equador em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que visa oportunizar o aprimoramento pessoal e comunitário de adolescentes e jovens, com o intuito de buscar soluções inovadoras a partir dos desafios e problemáticas dos seus bairros e comunidades.

O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, capazes de co-construir comunidades seguras, inclusivas e resilientes. Com a finalidade de liderar a concepção e implementação de projetos de inovação e transformação social, os jovens e adolescentes têm suas competências para a vida, técnicas e interculturais.

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/