Laboratório dos Sonhos: jovens participam de oficina de formação em redes sociais

Programa tem o objetivo de apresentar soluções comunitárias, além de moldar líderes visionários prontos para enfrentar os problemas locais.

A formação de jovens que participam do projeto Laboratório dos Sonhos seguiu pela quinta semana, nesta quarta-feira (03). A oficina com o tema: Redes Sociais,  a oficina foi conduzida por especialistas na área do marketing digital e ocorreu na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no bairro Colônia Antônio Aleixo na Zona Leste de Manaus.

“Esses jovens já nasceram com as redes sociais coladas neles e o principal objetivo hoje é ensiná-los como utilizar as redes sociais para impulsionar os seus projetos e otimizar o seu trabalho e desenvolver os projetos com um maior alcance para impactar ainda mais a comunidade.”, destacou Jefferson Monteiro, facilitador.

Foto: Jessiane Guimarães | Grupo Rede Amazônica

Durante o evento, foram abordados temas como estratégias de conteúdo, análise de métricas, engajamento de público-alvo e técnicas avançadas de storys. Os participantes puderam aprender não apenas teorias, mas também colocar em prática o que foi ensinado por meio de atividades e estudos de caso voltados para a comunidade.

“As redes sociais são as portas abertas para o mercado de trabalho e entre outras coisas. E nós jovens utilizamos as redes todos os dias e acredito que ter uma oficina trabalhando a rede social e tentando melhorar o nosso bairro, é um meio de mostrar para o mundo que o Colônia Aleixo tem a capacidade de desenvolver também a região”, destacou Rayssa Etricia, estudante.

O programa de formação de jovens para a proposição de soluções comunitárias é um dos pilares do Projeto que tem o objetivo de moldar líderes visionários prontos para enfrentar os problemas locais.

“Acho que a gente precisa mudar um pouco a ótica de como a gente vê rede social, às vezes as pessoas banalizam muito, mas nesse ponto específico eles vão utilizar de uma forma positiva, afinal é uma causa deles e da comunidade e essa oficina vai ajudá-los a impactar positivamente a comunidade.”, destacou Gabriely Santos, facilitadora.

A jornada de conhecimento segue na próxima quarta-feira (10) com o tema Formação em Meio Ambiente e sustentabilidade, a formação acontece em dois turnos na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo na zona leste de Manaus. O programa será concluído com a apresentação das soluções apontadas pelos jovens e que contará com a presença de representantes do setor público, lideranças sociais e investidores interessados no desenvolvimento comunitário local.

Sobre o Laboratório dos Sonhos:
O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa do UNICEF e PNUD que nasceu no Equador em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que visa oportunizar o aprimoramento pessoal e comunitário de adolescentes e jovens, com o intuito de buscar soluções inovadoras a partir dos desafios e problemáticas dos seus bairros e comunidades.

O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, capazes de co-construir comunidades seguras, inclusivas e resilientes. Com a finalidade de liderar a concepção e implementação de projetos de inovação e transformação social, os jovens e adolescentes têm suas competências para a vida, técnicas e interculturais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual a função de uma ‘área de preservação permanente’?

As APP são consideradas um instrumento essencial à política de preservação ambiental.

Leia também

Publicidade