Laboratório dos Sonhos: FRAM oferece oficina de produção de conteúdos para jovens da zona leste de Manaus

Oficina foi ministrada pelo Gerente de Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônia e cineasta Anderson Mendes

Neste sábado (17), jovens do bairro de Colônia Antônio Aleixo, em Manaus, viveram um dia especial com a Oficina de Mobilização do Projeto Laboratório dos Sonhos, um projeto da Unicef, realizado pela Fundação Rede Amazônica. O auditório da Rede Amazônica transformou-se em um espaço de criatividade e aprendizado, sediando uma oficina de cinema dedicada aos jovens de baixa renda da comunidade.

Foto: Leonardo Matheus / Fundação Rede Amazônica

A oficina, parte integrante do Projeto Laboratório dos Sonhos, ofereceu aos participantes uma imersão única no universo cinematográfico. Desde os aspectos técnicos da produção até a expressão artística, os quarenta jovens do Colônia Antônio Aleixo tiveram a oportunidade de explorar e desenvolver suas habilidades sob a orientação de profissionais experientes da indústria.

“O Laboratório dos Sonhos é uma abordagem de inovação social, que tem em sua centralidade a potência das juventudes como elemento gerador de respostas aos desafios e oportunidades que eles identificam em seu território. A partir da mobilização comunitária, nós aplicamos um diagnóstico social participativo, um momento de cocriação e o fortalecimento de habilidades para que as juventudes possam desenvolver ações e tecnologias sociais, que impactem a vida de outros jovens na comunidade da Colônia Antônio Aleixo. É transformar o território em um laboratório criativo que impulsione novas soluções e abordagens para os desafios sociais das periferias. “, destacou Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.

A Fundação Rede Amazônica, comprometida em promover inclusão e oportunidades iguais, com o desenvolvimento da região, enxerga no Projeto Laboratório dos Sonhos uma maneira de canalizar o potencial da juventude local. O evento de sábado não apenas marca o início dessa jornada, mas também semeia esperança e inspiração na comunidade.

“O projeto está sendo realizado pela primeira vez no Brasil, a cidade escolhida foi Manaus e a Fundação Rede Amazônica foi escolhida para abraçar esse projeto e vamos juntos com a comunidade pensar em processos de transformação no território deles.”, destacou Mariane Cavalcante, diretora institucional da FRAM.

Com o Projeto Laboratório dos Sonhos, a semente da criatividade foi plantada, e a Rede Amazônica está ansiosa para ver florescer os frutos desta iniciativa que promete transformar não apenas o cenário cinematográfico local, mas também a vida e os sonhos dos jovens de Colônia Antônio Aleixo. 

Sobre o Laboratório dos Sonhos:
O Laboratório de Sonhos é uma iniciativa do UNICEF e PNUD que nasceu no Equador em 2020, durante a pandemia da COVID-19, que visa oportunizar o aprimoramento pessoal e comunitário de adolescentes e jovens, com o intuito de buscar soluções inovadoras a partir dos desafios e problemáticas dos seus bairros e comunidades.  O método adotado se caracteriza pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, capazes de co-construir comunidades seguras, inclusivas e resilientes. Com a finalidade de liderar a concepção e implementação de projetos de inovação e transformação social, os jovens e adolescentes têm suas competências para a vida, técnicas e interculturais fortalecidas, tornando-se protagonistas de seus próprios processos de desenvolvimento.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

COPs 16 e 29: sem urgência diplomática, não saem recursos comprometidos para salvar as florestas

"A aceleração da perda da natureza globalmente está corroendo a capacidade dos biomas de fornecer esses serviços vitais. Adotar medidas para restaurá-los, protegê-los e conservá-los é agora uma prioridade global crítica".

Leia também

Publicidade