“Inova Amazônia”: FRAM estará presente no evento destacando Inovação e Sustentabilidade

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora

Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. O evento acontece no o Centro de Convenções Vasco Vasques e a conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais. Dentre os mais de 80 negócios da região que estarão em destaque, a Fundação Rede Amazônica marca presença no stand do Grupo Rede Amazônica, representando não apenas seu compromisso com a região, mas também sua visão inovadora e sustentável para o futuro da Amazônia.

Foto: Divulgação

Com um olhar atento às necessidades e desafios enfrentados pela região, a Fundação Rede Amazônica vai destacar as iniciativas que visam o equilíbrio entre o crescimento e desenvolvimento da região. De acordo com a diretora-geral da FRAM, a presença no “Inova Amazônia” representa, portanto, um compromisso renovado com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

“A participação da Fundação Rede Amazônica no ‘Inova Amazônia’ é um marco significativo para nós, destacando nosso compromisso contínuo com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. No local o público poderá ter acesso e será convidado a conhecer o novo escopo da FRAM e acredito que essa será uma grande oportunidade para apresentarmos também os nossos resultados no que se refere ao nosso trabalho no terceiro setor”, destacou Mariane Cavalcante, diretora-geral da FRAM. 

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica. De acordo com o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o evento do Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para estimular o surgimento de soluções sustentáveis e fortalecer ainda mais o empreendedorismo na região.

“Manaus será o epicentro deste encontro, que reunirá diversos atores nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico responsável da Amazônia. Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única”, salientou Bruno.

Para a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o evento é um reconhecimento desse protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais.

“Sabemos que a região amazônica tem uma vocação natural para a bioeconomia. Afinal, temos o bioma com a maior biodiversidade do mundo. Isso abre portas para novos modelos de negócios, para a descoberta de novos insumos e para a inovação no sentido mais amplo.”, destacou Ananda.

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais. 

Desenvolvimento sustentável com inovação
Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros por meio do suporte e incentivos para o surgimento e o crescimento de negócios que estejam alinhados com a conservação ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Outro destaque é o Programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a geração de novos negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico gerado pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Sobre o Sebrae: 

O Sebrae no Amazonas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituída por escritura pública, sob forma de Serviço Social Autônomo do Governo Federal, criado com a finalidade precípua de indução do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com vista à melhoria do seu resultado e ao fortalecimento do seu papel social. É regulamentado por estatuto próprio, consoante o disposto no Decreto nº 99.570, de 09/10/1990, integra o Sistema Nacional Sebrae, atuando no Estado do Amazonas como executor de programas e projetos em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, tendo sede e foro no cidade de Manaus.

Sobre a Fundação Rede Amazônica:

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade