Fundação Rede Amazônica revela projetos para 2024 em apresentação aos Deputados Estaduais do Amazonas

A fundação compartilhou detalhes sobre suas iniciativas, que abordam desde a conservação da biodiversidade até a promoção de tecnologias por meio das práticas ESG

Nesta quarta-feira (20), a Fundação Rede Amazônica realizou uma apresentação aos deputados estaduais do Amazonas, Adjunto Afonso, Alessandra Campelo e Wilker Barreto, revelando seus projetos para o ano de 2024. O evento, realizado no auditório do Grupo Rede Amazônica, também contou com a presença do CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr e a diretora-presidente da Fundação Rede Amazônica, Dra. Claudia Daou Paixão, além de membros da diretoria do Grupo.

Foto: Gustavo Alves / Fundação Rede Amazônica

A fundação compartilhou detalhes sobre suas iniciativas, que abordam desde a conservação da biodiversidade até a promoção de tecnologias socioambientais por meio das práticas ESG. A diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira, em sua fala, ressaltou a importância dos 14 projetos apresentados para integrar e desenvolver a Amazônia.

“A fundação tem uma missão gigantesca e nós entendemos a importância de mover vários atores nesse processo para que tudo corra bem ao longo dos projetos e destacando também a importância da fundação ser conhecida, fazendo com que o público entenda o novo escopo que a fundação vem vivenciando hoje e oportunizar aos parlamentares que enxerguem a fundação como uma grande parceira para desenvolver projetos que vão beneficiar a população que vive aqui na região e para nós é uma satisfação muito grande poder unir esforços com eles para futuras parcerias.”, destacou Marcya Lira.

Entre os destaques dos projetos apresentados aos deputados, está a Glocal Experience Amazônia que tem como propósito reimaginar e reintegrar territótios como foco na agenda 2030 e tem o objetivo de fazer Manaus, capital do estado do Amazonas, palco de um dos maiores encontros sobre a temática de Desenvolvimento Sustentável. 

A inovação tecnológica também ocupou papel na apresentação, a Campus Party, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica, busca ampliar a ação imersiva tecnológica de internet das coisas, blockchain, cultura maker e empreendedorismo, conforme padrão realizado em várias outras localidades do país e do exterior. 

Outro projeto apresentado foi o Consciência Limpa, que busca conscientizar e discutir questões ambientais de impacto na qualidade de vida nas cidades. As atividades desenvolvidas no projeto se compõem do despertamento da consciência de preservação e bons hábitos por meio de mutirões de limpeza, intervenções urbanas em geral, distribuição de mudas, plantios, palestras educativas nas escolas, oficinas de educação ambiental e outras ações que possibilitem a integração com a comunidade, visando o desenvolvimento sustentável da região.

Foto: Leonardo Matheus / Fundação Rede Amazônica

Durante o evento, os deputados estaduais tiveram a oportunidade de expressar suas considerações e questionamentos sobre a viabilidade e impacto social dos projetos. A interação intensa reflete o interesse crescente da classe política em abordar questões ambientais e sociais na Amazônia.

“Esse projetos desenvolvidos pela Rede Amazônica são muito importantes porque eles aproximam a população de temas do dia a dia e principalmente trabalham com temas que desenvolvem a região, eu venho principalmente com interesse de trabalhar a ODS 5 da Organização das Nações Unidas, que é a igualdade de gênero e o combate a violência contra a mulher e meninas. Então eu vejo muitas possibilidades de democratizar o acesso a informação e trabalhar uma informação educativa, eu fico impressionada e quero me aproximar e apoiar esses projetos.”, destacou a Deputada Estadual, Alessandra Campelo.

“Eu acho que essa aproximação com a Rede Amazônica é positivo, principalmente passando a conhecer esses projetos em que Fundação Rede Amazônica proporciona a sociedade é muito importante, acredito que nós como parlamentares temos que conhecer esses projetos, até mesmo para divulgar, o que a fundação nos mostrou e faz com que a gente passe a apoia-los.”, destacou o Deputado Estadual, Adjunto Afonso.

“A gente percebe que divulgar e defender a Amazônia é uma atribuição de todos nós, a Fundação Rede Amazônica cumpre seu papel nas frentes de todas as áreas, principalmente com o meio ambiente, mas também com a cultura e outras áreas, e a Assembleia Legislativa precisa fazer parte desse esforço, vira e mexe o Brasil ataca este modelo econômico e a potencialidade da Amazônia é apontada pelas linhas de comunicação da Fundação, então conhecer isso permite que possamos direcionar políticas públicas tanto estaduais como municiapais para que possamos unir esforços e fortalecer esses temas como o que a Fundação vem tocando.”, destacou o Deputado Estadual, Wilker Barreto.

A Fundação Rede Amazônica encerrou a apresentação agradecendo a receptividade e apoio demonstrados pelos deputados estaduais do Amazonas. O diálogo construtivo estabelecido durante a apresentação sinaliza uma promissora colaboração entre a instituição e o poder legislativo, indicando um futuro mais sustentável e inclusivo para a região amazônica em 2024.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade