Fundação Rede Amazônica lança primeiro Consciência Limpa do ano com Foco no Carnaval Sustentável

Quadro realizado pela FRAM é exibido quinzenalmente no Bom dia Amazonas

A Fundação Rede Amazônica lançou nesta segunda-feira (15), o primeiro episódio do “Consciência Limpa” de 2024 no telejornal Bom Dia Amazonas. O tema do primeiro, dos 24 episódios previstos para o ano, concentrou-se no Carnaval Sustentável, alinhando a festividade à preservação ambiental.

“O primeiro quadro “consciência limpa” do ano é aberto com chave de ouro. Esse quadro, que ocupa um espaço tão importante na grade da Rede Amazônica, tem como principal objetivo inspirar e mobilizar as pessoas em torno de um tema tão urgente, que é o pilar ambiental. Ao longo do ano, vamos nos aproximar ainda mais das pessoas, contando histórias que fazem parte do dia a dia de muitas gente e que podem servir de exemplo. A ideia é ser um catalizador de mudança. E no quadro dessa semana, mostramos como isso pode ser feito nos blocos de carnaval, como é possível que cada um faça seu papel dentro dessa festa popular tão tradicional no nosso país.”, destacou Mariane Cavalcante, Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica.

Imagem: Divulgação GloboPlay

Durante a exibição do VT, destacou-se a importância de práticas responsáveis para minimizar o impacto ambiental, incentivando a comunidade a abraçar um carnaval mais consciente. A Fundação, conhecida por suas ações voltadas ao bem-estar ambiental na região, trouxe à tona ideias inovadoras e estratégias para celebrar a folia de maneira sustentável.

“Estamos chegando no período do carnaval e muito se fala da preocupação com a quantidade de resíduos que são jogados nas ruas, principalmente nos blocos de carnaval, o que acaba gerando um acúmulo de lixo muito grande na cidade, foi aí que começamos a buscar os blocos sustentáveis para mostrar como o público que vai para esses blocos pode colaborar com a preservação do meio ambiente.” destacou, Leonardo Matheus, Especialista em Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônica.
Dentre as iniciativas apresentadas, destacam-se a redução do uso de plásticos descartáveis, a promoção do descarte correto de resíduos e a valorização de blocos e fantasias confeccionados com materiais recicláveis. O evento contou ainda com a participação ativa de empresas de reciclagem e catadores, que compartilharam dicas práticas para incorporar hábitos ecologicamente corretos durante as festividades. O comprometimento da Rota da Folia, personagem deste primeiro episódio foi de envolver a comunidade nesse movimento eco-friendly, reforçando a importância da consciência ambiental na tradição carnavalesca.
“O nosso projeto e proposta é fazer um carnaval com qualidade proporcionando segurança, trazendo bem estar de todos aqueles que participam do carnaval, exaltando a questão da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente, aqui no evento por exemplo, nós espalhamos bastante lixeiras e temos equipes que vão estar recolhendo e orientando as pessoas a cuidarem da limpeza para fazer o descarte correto do lixo.”, destacou Arnaldo Neto, Coordenador da Rota da Folia
Com o lançamento do “Consciência Limpa” em 2024, a Fundação Rede Amazônica reitera seu compromisso não apenas com a informação, mas também com a integração e o desenvolvimento da região. O Carnaval Sustentável torna-se assim uma pauta central, inspirando todos a celebrar de maneira festiva e responsável, unindo a alegria da folia à preservação do nosso precioso meio ambiente.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Murucututu: “coruja de óculos” é considerada a maior espécie do gênero na Amazônia

A murucututu ocorre em todas florestas tropicais das américas, mas na Amazônia já se tornou até personagem de canção de ninar.

Leia também

Publicidade