Fundação Rede Amazônica lança primeiro Consciência Limpa do ano com Foco no Carnaval Sustentável

Quadro realizado pela FRAM é exibido quinzenalmente no Bom dia Amazonas

A Fundação Rede Amazônica lançou nesta segunda-feira (15), o primeiro episódio do “Consciência Limpa” de 2024 no telejornal Bom Dia Amazonas. O tema do primeiro, dos 24 episódios previstos para o ano, concentrou-se no Carnaval Sustentável, alinhando a festividade à preservação ambiental.

“O primeiro quadro “consciência limpa” do ano é aberto com chave de ouro. Esse quadro, que ocupa um espaço tão importante na grade da Rede Amazônica, tem como principal objetivo inspirar e mobilizar as pessoas em torno de um tema tão urgente, que é o pilar ambiental. Ao longo do ano, vamos nos aproximar ainda mais das pessoas, contando histórias que fazem parte do dia a dia de muitas gente e que podem servir de exemplo. A ideia é ser um catalizador de mudança. E no quadro dessa semana, mostramos como isso pode ser feito nos blocos de carnaval, como é possível que cada um faça seu papel dentro dessa festa popular tão tradicional no nosso país.”, destacou Mariane Cavalcante, Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica.

Imagem: Divulgação GloboPlay

Durante a exibição do VT, destacou-se a importância de práticas responsáveis para minimizar o impacto ambiental, incentivando a comunidade a abraçar um carnaval mais consciente. A Fundação, conhecida por suas ações voltadas ao bem-estar ambiental na região, trouxe à tona ideias inovadoras e estratégias para celebrar a folia de maneira sustentável.

“Estamos chegando no período do carnaval e muito se fala da preocupação com a quantidade de resíduos que são jogados nas ruas, principalmente nos blocos de carnaval, o que acaba gerando um acúmulo de lixo muito grande na cidade, foi aí que começamos a buscar os blocos sustentáveis para mostrar como o público que vai para esses blocos pode colaborar com a preservação do meio ambiente.” destacou, Leonardo Matheus, Especialista em Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônica.
Dentre as iniciativas apresentadas, destacam-se a redução do uso de plásticos descartáveis, a promoção do descarte correto de resíduos e a valorização de blocos e fantasias confeccionados com materiais recicláveis. O evento contou ainda com a participação ativa de empresas de reciclagem e catadores, que compartilharam dicas práticas para incorporar hábitos ecologicamente corretos durante as festividades. O comprometimento da Rota da Folia, personagem deste primeiro episódio foi de envolver a comunidade nesse movimento eco-friendly, reforçando a importância da consciência ambiental na tradição carnavalesca.
“O nosso projeto e proposta é fazer um carnaval com qualidade proporcionando segurança, trazendo bem estar de todos aqueles que participam do carnaval, exaltando a questão da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente, aqui no evento por exemplo, nós espalhamos bastante lixeiras e temos equipes que vão estar recolhendo e orientando as pessoas a cuidarem da limpeza para fazer o descarte correto do lixo.”, destacou Arnaldo Neto, Coordenador da Rota da Folia
Com o lançamento do “Consciência Limpa” em 2024, a Fundação Rede Amazônica reitera seu compromisso não apenas com a informação, mas também com a integração e o desenvolvimento da região. O Carnaval Sustentável torna-se assim uma pauta central, inspirando todos a celebrar de maneira festiva e responsável, unindo a alegria da folia à preservação do nosso precioso meio ambiente.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade