O relatório que tradicionalmente é publicado de forma anual, destaca não apenas os desafios enfrentados, mas também as conquistas significativas alcançadas na busca pelo desenvolvimento da região
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou nesta sexta-feira (12), o relatório anual de atividades desenvolvidas no ano de 2023. O relatório apresenta novos projetos e ações desenvolvidas para o público interno e externo, que reforçam o nosso compromisso com a integração e desenvolvimento da Amazônia, capacitação de pessoas, articulações de parcerias e contribuições significativas para o desenvolvimento social, ambiental, cultural, educativo e tecnológico da região.
“O ano de 2023 foi um ano desafiador em todos os seus aspectos, mas seguimos resignados ao nosso propósito de integrar e desenvolver a Amazônia através de uma governança transparente e responsável. Cuidar de gente, essa é a nossa missão. Olhar para os povos e compreender suas necessidades e principais aspirações, promover dignidade e equidade, gerar renda e proporcionar o crescimento local através da percepção de que há valor na Amazônia, o povo que aqui vive é alegre e esperançoso.” destacou Claúdia Dou Paixão e Silva, diretora presidente da Fundação Rede Amazônica.
O relatório que tradicionalmente é publicado de forma anual, destaca não apenas os desafios enfrentados, mas também as conquistas significativas alcançadas na busca pelo desenvolvimento da região. De acordo com a diretora geral da FRAM, é pensando nas pessoas, que a Fundação desenvolve durante o ano a comunicação fundamentada em campanhas educativas que trabalharam a mudança do indivíduo, de dentro para fora, impactando e transformando, o território no qual ele está inserido.
“Fomos agente de mudança levando temas de interesse público, compartilhando experiências e soluções que mudam perspectivas e deixam legados. São muitos os desafios para nossa região, e nós da Fundação temos o compromisso não só com a Amazônia, mas também com as pessoas que nela vivem.” destacou Mariane Cavalcante, diretora geral da Fundação Rede Amazônica.
O relatório aponta ainda, que a atuação da Fundação está em sinergia direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), lançados em 2015 pela ONU. Nesses ODSs, reafirma-se um compromisso global para o desenvolvimento de ações e políticas nacionais mais fortes, focadas em 17 objetivos e 169 metas.
“Muitas empresas estão adotando políticas de ESG e a Fundação Rede Amazônica está alinhada com estratégias de ESG, tanto para apoiar as políticas de ESG do Grupo Rede Amazônica, quanto dos parceiros que apoiam as ações desenvolvidas pela Fundação. O compromisso da Fundação dentro da perspectiva socioambiental visa incluir em todos os projetos que desenvolve ações que minimizem os impactos ambientais e elevem a visão sobre o homem que vive na Amazônia. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável visam atuar para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida, além de proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.”, destacou Marcya Lira, ex-diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica.
Sobre a Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.