Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

FRAM e NTICS inauguram primeiro Centro de Eficiência Energética do Amazonas

As ações sustentáveis em busca de soluções para proteger o maior bioma mundial têm colocado a Amazônia no noticiário internacional. Por isso, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a NTICS e a Whirlpool América Latina inaugurou o primeiro Centro de Eficiência Energética do estado, um local para adquirir conhecimento e expandir a consciência sobre a importância de gerar energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.

 "Um dos pilares da Fundação Rede Amazônica é apoiar iniciativas como essas para a educação ambiental e para a preservação da região. E além disso, a agenda 2030 é algo que temos como prioridade aqui da FRAM", disse a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Marcya Lira.

"Esse é um projeto da NTICS para a Amazônia e da Amazônia para o mundo. É a concretização de mais um sonho e mais um passo rumo a um planeta mais sustentável, transformando através da educação, que sempre foi a nossa missão", diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

O Centro de Eficiência Energética foi montado no Acelera Hub Space, com apoio da Whirlpool América Latina. "A Whirlpool tem um forte legado com os pilares ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) há mais de 60 anos. Como exemplo, na agenda ambiental, está o uso de 100% energia limpa em nossas Unidades, o que reforça a importância da eficiência energética nas nossas operações. Temos um imenso orgulho em apoiar um projeto como esse, na conscientização em prol do planeta e das futuras gerações", afirma Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina.

A estrutura do CEEA conta com quatro áreas e sete painéis onde, através de atividades interativas e exposições de artistas, vai abordar as diversas relações dos seres humanos com a energia, sempre de modo lúdico, com informações diretas e relevantes.

O primeiro conceito engloba a energia e o planeta, com infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, gerada pela combinação de vários fenômenos.

A segunda abordagem é sobre a relação das pessoas com a energia em suas casas. Nesse espaço, serão discutidos desde a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, com a adoção de eletrodomésticos e iluminação mais eficientes. "Vamos falar sobre aproveitamento do potencial de geração de energia, conservação de recursos naturais, reaproveitamento da água, além da captação da água da chuva", explica Bellmond Viga, coordenador do projeto.

O terceiro conceito é sobre a relação da energia com o próprio ser humano e a importância de promover uma renovação energética pessoal, através da meditação, respirando ar puro e fazendo exercícios ao ar livre.

Durante todo o ano de 2023, o Centro de Eficiência Energética será usado por empresas, instituições, ONGs e escolas, para promover o conhecimento sobre o tema. 

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/