Ao todo, serão realizadas 16 videoaulas, disponibilizadas no Portal Amazônia, junto de atividades semanais guiadas para os participantes. As inscrições estão abertas!
A Fundação Rede Amazônica, através do projeto Acelera Amazônia e da Startup GEN – Academia de Criadores, promove o Estúdio Maker, uma capacitação online do Projeto Semente de Inovação. O projeto é voltado para crianças de 9 à 12 anos, no período de abril a julho, com objetivo de estimular a criatividade, incentivando a nova geração de criadores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades em áreas inovadoras como robótica, programação e empreendedorismo.
O tema da primeira edição será “Explorando o Scratch”, um software gratuito que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para desenvolver suas próprias histórias interativas do participante, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online as criações.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar crianças acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.
Ao todo, serão realizadas 16 videoaulas, disponibilizadas no Portal Amazônia, veículo oficial da FRAM, junto de atividades semanais guiadas para os participantes inscritos através do “Google Sala de Aula”. Fechando o ciclo de aprendizagem, em agosto, será realizado o “Desafio Estúdio Maker”, que será uma espécie de festival de inovação online para celebrar os resultados obtidos durante o Estúdio Maker.
O projeto será conduzido pela facilitadora Karla Pereira, doutoranda em Informática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela é a coordenadora do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e instrutora de Scratch. Ela também é a gerente de estratégias da GEN – Academia de Criadores, que, por sua vez, é uma startup amazonense de tecnologia social.
Sobre o Scratch
O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. Ele é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas, e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac).
O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego.