Manaus 30º • Nublado
Terça, 21 Setembro 2021

Compromisso com a integração e desenvolvimento da Amazônia.

A Fundação Rede Amazônia é o braço institucional do Grupo Rede Amazônia, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.

Compromisso com a integração e desenvolvimento da Amazônia.

A Fundação Rede Amazônia é o braço institucional do Grupo Rede Amazônia, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.

A FRAM Faz...

A FRAM Respira...

Os programas desenvolvidos pela FRAM promovem a reflexão e o debate com vistas a busca por respostas inovadoras para os problemas atuais da sociedade contemporânea.

Conheça nossos programas

Desenvolvimento social e sustentável

Arte, educação e cultura

Ciência e tecnolocia

Últimas Publicações

'Estúdio Maker': projeto online da FRAM oferece aulas sobre Scratch a crianças

scratch-criancas

​A Fundação Rede Amazônica, através do projeto Acelera Amazônia e da Startup GEN - Academia de Criadores, promove o Estúdio Maker, uma capacitação online do Projeto Semente de Inovação. O projeto é voltado para crianças de 9 à 12 anos, no período de abril a julho, com objetivo de estimular a criatividade, incentivando a nova geração de criadores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades em áreas inovadoras como robótica, programação e empreendedorismo.

O tema da primeira edição será "Explorando o Scratch", um software gratuito que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, para desenvolver suas próprias histórias interativas do participante, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online as criações.

Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar crianças acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. 

Ao todo, serão realizadas 16 videoaulas, disponibilizadas no Portal Amazônia, veículo oficial da FRAM, junto de atividades semanais guiadas para os participantes inscritos através do "Google Sala de Aula". Fechando o ciclo de aprendizagem, em agosto, será realizado o "Desafio Estúdio Maker", que será uma espécie de festival de inovação online para celebrar os resultados obtidos durante o Estúdio Maker.

O projeto será conduzido pela facilitadora Karla Pereira, doutoranda em Informática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela é a coordenadora do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e instrutora de Scratch. Ela também é a gerente de estratégias da GEN – Academia de Criadores, que, por sua vez, é uma startup amazonense de tecnologia social.

Sobre o Scratch

O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. Ele é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas, e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac).

O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego.

Veja mais notícias sobre FRAM.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/