Diretora da FRAM participa como jurada em concurso promovido pelo UNICEF

Projeto busca auxiliar projetos voltados para melhorias da água, saneamento, higiene e infraestrutura

Nesta sexta-feira (19), a Diretora Geral da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante, integrou o júri do Concurso de Projetos WASH, promovido pelo UNICEF Brasil. O evento aconteceu no auditório do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) e teve como objetivo destacar soluções desenvolvidas pelas escolas da Colônia Antônio Aleixo para aprimorar o saneamento, a água e a higiene nas instituições.
Foto: Gustavo Alves | Fundação Rede Amazônica

 As nove escolas que existem no bairro participaram do concurso, sendo sete escolas municipais e duas estaduais, onde mostraram todo o conhecimento sobre como economizar e reaproveitar a água. Cada apresentação teve a duração de 15 minutos. Uma delas foi a escola municipal São Luiz, com o projeto Reaproveitamento da Água.

“Nosso projeto fala do reaproveitamento da água, então nós utilizamos a água da chuva para lavar os banheiros, pátios e regar as plantas. Com o prêmio desse concurso, nós vamos trocar todas as torneiras da escola e colocar aquelas que fecham sozinha e assim acabar com o desperdício na escola”, explicou a aluna Ádria Potássio, de 8 anos, do 3º ano, que também é a presidente do Grêmio Estudantil da unidade de ensino.

Os projetos foram avaliados por uma banca julgadora com membros da Semed, Fundação Rede Amazônica, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e parceiros doadores. Foram escolhidos três projetos e cada recebeu o valor de R$ 40 mil e mais assessoria técnica para executar o projeto de melhoria no campo de água e saneamento na sua escola.

“Nós, da Semed, ficamos muito felizes em conseguir contemplar todos os eixos que foram inseridos em relação à água, desde o saneamento, tratamento, em como reutilizar essa água com projetos significativos e que temos certeza de que isso vai melhorar ainda mais o ambiente escolar, conscientizando todos os estudantes desde a educação infantil ao ensino fundamental”, destacou, Luiz Oliveira, chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage).

A participação da Fundação Rede Amazônica na banca de jurados trouxe ainda mais relevância ao evento, destacando a importância da parceria entre setores públicos, privados e organizações não governamentais para promover iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento sustentável nas comunidades da Amazônia.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 39 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade