Conta um Conto: 4 dicas de texto para garantir um bom desempenho no concurso que irá premiar os melhores contos da Amazônia. Confira:

O prazo de inscrições do concurso literário ‘Conta um Conto’ já está terminando, mas ainda dá tempo de conferir algumas dicas de texto que a nossa equipe preparou para você garantir um bom desempenho.

Manaus (AM) – Um dos destaques da terceira edição do projeto ‘Cidade do Jazz’ é o concurso literário “Conta um conto”, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes da Amazônia. O tema escolhido para o ano de 2023 é ‘Amazônia sem fome`e as inscrições encerram nesta sexta-feira (21), às 23:59.

 Em linhas gerais, o conto pode ser definido como um gênero literário ficcional. Suas principais características são: Universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação e a sua extensão, que em comparação a outros gêneros como a novela e o romance, é considerada bem mais curta, ainda que, assim como em todos os textos de ficção, nele também deva ser apresentado elementos essenciais como: narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Nossa equipe separou algumas dicas de texto para você garantir um bom desempenho no concurso. Confira:

1) Compreender e desenvolver bem o tema proposto com coesão e coerência

2) Elaborar o conto de acordo com a estrutura padrão do tipo de texto solicitado (utilizando informações pertinentes e diversificadas)

3) Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para a construção do gênero solicitado (Conto)

4) Utilizar os conhecimentos linguísticos da norma-padrão para o texto escrito (ortografia, acentuação, pontuação, morfossintaxe – ou seja, o participante precisa ser claro quanto aos respectivos conhecimentos exigidos.

Gostou?

Increva seu conto AQUI: https://inscricoes.fram.org.br

O concurso literário `Conta um Conto` faz parte das atividades do projeto Cidade do Jazz 2023, que recebe o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Supermercados DB e Apa Móveis, e também tem como parceiros, a Bemol e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia- IDESAM.

Para ficar por dentro de todas as atividades do projeto Cidade do Jazz e do Concurso literário ‘Conta um Conto’, acesse o nosso site institucional: https://portalamazonia.com/fram ou acompanhe as nossas redes sociais: @fundacaoredeam.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade