Consciência Limpa: FRAM aborda conceito do Aterro Zero no Bom dia Sábado

O episódio abordou estratégias locais que visam eliminar a produção de resíduos, dando ênfase às iniciativas promissoras que estão sendo implementadas na Amazônia

No mais recente episódio do quadro “Consciência Limpa” no Bom Dia Sábado, a equipe da FRAM mergulhou no desafiador, tema do “aterro zero”. Com o objetivo de sensibilizar e informar a audiência sobre práticas sustentáveis, o episódio destacou a importância de reduzir resíduos e adotar medidas que promovam um ambiente mais saudável para a região.

O episódio abordou estratégias locais que visam eliminar a produção de resíduos, dando ênfase às iniciativas promissoras que estão sendo implementadas na Amazônia. Entrevistas com especialistas em meio ambiente ofereceram uma visão aprofundada sobre os desafios e benefícios associados à transição para o modelo de aterro zero.  

“Para que funcione 100% a prática da economia circular e o aterro zero, ainda será necessário investimentos maiores, principalmente das indústrias, o que infelizmente hoje não é uma realidade, mas hoje tenho esperanças que futuramente as grandes empresas exerguem com bons olhos essa prática de aterro zero.”, destacou Elisa Muller, ambientalista. 
O shopping localizado na zona centro-sul de Manaus, tornou-se em 2022, o 1º Shopping da capital a trabalhar com o processo de carbonização dos rejeitos, reduzindo significativamente o impacto negativo causado na contaminação do solo, cursos de água e lençóis freáticos. E de doenças como dengue, leishmaniose, leptospirose, esquistossomose, entre outras.

“Hoje todo o resíduo que é reciclável acaba virando um novo produto e o material que não pode ser reciclado é carbonizado, passando por um processo de processamento. Além do resíduo orgânico que acaba virando ração animal e também composto orgânico como adubo.”, destacou José Fortes, coordenador de qualidade do Amazonas Shopping.

Além disso, o episódio destacou histórias inspiradoras dos catadores que recebem e trabalham com a reciclagem em seu cotidiano, contribuindo para um futuro mais ecológico na região amazônica.

“Hoje nossa categoria ainda sofre os impactos da seca que foi muito severa e atrapalhou muito a distribuição dos materiais que fazemos a coleta, mas acreditamos que com a política do aterro zero, nós passamos a ter uma renda um pouco melhor.” destacou Suelen Ramos, representante da associação dos catadores.

A abordagem equilibrada e informativa do “Consciência Limpa” continuou a reforçar seu compromisso em promover a conscientização ambiental, incentivando os telespectadores a considerarem suas próprias ações em prol de um planeta mais saudável. O programa reafirma a importância de debater e agir sobre questões ambientais urgentes, colocando o conceito de aterro zero no centro das discussões, e inspirando a comunidade a participar ativamente na preservação do meio ambiente. O episódio na íntegra pode ser conferido no GloboPlay. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novas técnicas de cultivos sustentáveis na agricultura familiar recebem fomento no Pará

A opção é o sistema hidropônico, que evita a utilização do solo e utiliza uma solução de água enriquecida com nutrientes.

Leia também

Publicidade