A ação alcançou mais de 70 pessoas em Manaus, Iranduba (Paricatuba) e Rio Preto da Eva.
Uma das ações mais aguardadas no Natal do Bem, criado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) com apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foram as oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, realizadas em Manaus, Iranduba (Paricatuba) e Rio Preto da Eva que reuniram mais de 70 pessoas.
“A etapa educativa de todos os projetos é uma das mais importantes pra gente, pois é uma troca. Todo projeto precisa ter um legado dentro da educação e sustentabilidade e nesse projeto, esses dois pilares andam juntos. E é interessante porque a gente sai daqui conhecendo novos olhares sobre a sustentabilidade e a forma com que eles vivem com a natureza”, disse a coordenadora cultural do projeto Natal do Bem, Gisa Almeida.
A primeira ação aconteceu no município de Iranduba na comunidade de Paricatuba, há 30 quilômetros de Manaus. Segundo a representante do local da comunidade, a oficina não só desenvolve conhecimento sobre a educação ambiental, mas amplia a possibilidade de ganhos financeiros. “As mães e crianças dessa região vão utilizar os conhecimentos dessa oficina para criar produtos para venda, e não só, vamos fabricar produtos para doações no dia das crianças e no natal”, disse ela.
A segunda oficina aconteceu no Acelera Hub Space com crianças do projeto “Ler+1”, criado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com o Instituto Ágape. “A oficina de brinquedos com materiais recicláveis foi incrível para nossas crianças. Elas voltaram super felizes e inspiradas e seguirem reciclando em casa. E isso vai mudando a mentalidade delas e consequentemente de suas famílias. É uma sementinha que certamente florescerá. A consciência ambiental e sustentável tem que começar na infância mesmo. Agradeço o Natal do Bem por esse convite e seguimos na expectativa por mais eventos como esse”, disse a coordenadora do instituto, Suelen Araújo.
A última ação aconteceu no município de Rio Preto da Eva, há 50 quilômetros de Manaus e reuniu mais de 30 crianças de uma comunidade indígena. “É muito importante para o conhecimento das crianças essa oficina. Até para eu como professor, tinham coisas que eu não sabia e a educação ambiental é muito importante”, disse o professor Sérgio Sampaio.
A Fundação Rede Amazônica (FRAM), realiza ainda uma campanha de conscientização sobre o combate à fome e ao desperdício de alimentos no estado.