Manaus 30º • Nublado
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Carnaval Amazônico: Última noite do esquenta do Carnaboi traz muita folia na cobertura da FRAM

O Esquenta Carnaboi, que foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, movimentou o público com diversas atrações musicais e atividades. O evento é uma forma de chamar o público para o tradicional Carnaboi, foi carnavalesca ao ritmo do boi-bumbá, que acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, também no Studio 5. Além de presencialmente, o público acompanhou as três noites pela televisão através da FRAM no telejornal Amazônia News do Amazon Sat.

Foto: Roberto Carlos / Secom

 Com um compromisso de destacar a diversidade e a riqueza cultural da região amazônica, a Fundação Rede Amazônica segue entragando uma cobertura completa do Carnaboi. Os bastidores, entrevistas exclusivas e a atmosfera contagiosa do evento serão retratados de forma envolvente, levando aos telespectadores e leitores uma experiência única e imersiva.

"Durante a cobertura do projeto carnaval amazônico, teremos flashs, exibição de videoclipes das bandas e blocos tradicionais de Manaus, transmissão do carnaboi na rede Amazonica e no Amazon Sat, Portal Amazônia e G1, além de campanhas educativas na tv, rádio e redes sociais, além de ações socioambientais.", destacou Anderson Mendes, Gerente de Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônica.
Foto: Roberto Carlos / Secom


O encerramento do esquenta trouxe atrações de destaque para o palco. O público pôde cantar e dançar ao som das toadas dos bois Caprichoso e Garantido com as vozes de Fellipe Jr; Adriano Aguiar; Black Marialva; Grupo Toada de Roda; Fabiano Neves; Edilson Santana; Patrick Araújo e Marujada de Guerra.

Maikelle Soares, que veio de Manicoré para curtir a folia, diz estar com a presença confirmada para o Carnaboi 2024. "É a primeira vez que estou tendo a oportunidade de estar aqui em Manaus e participar do Carnaboi com a minha família. Estou muito feliz e animada, vamos curtir essa semana de programações do Carnaboi", declarou Maikelle.

Além de entretenimento para o público amazonense, o Esquenta Carnaboi também trouxe oportunidade para que os empreendedores locais gerarem renda por meio da venda de produtos no evento. "É daqui que eu tiro o sustento para a minha família, para os meus filhos e netos. Vendo de tudo no meu estande, principalmente enfeites de cabeça, como tiaras, com muitas penas e cores. É o meu trabalho", afirmou Salete Souza, empreendedora que trabalha há mais de 20 anos no Carnaboi, oferecendo seus adereços carnavalescos e bovinos.

Foto: Roberto Carlos / Secom

O Carnaboi, assim como o Esquenta, será um evento aberto gratuitamente ao público, e com muitas atrações relevantes que trarão o repertório dos Bois de Parintins para o Studio 5. Seu diferencial, será a apresentação de um grande show com itens oficiais do Festival de Parintins, em ambos os dias de festividade.

Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, o Esquenta Carnaboi cumpriu com êxito o seu objetivo, que é fomentar a cultura, movimentar a economia da cultura e levar entretenimento para a população. "Foram três dias lindos de evento, com muitas atrações, trazendo a cultura do Boi Bumbá de Parintins, e agora estamos preparados para o Carnaboi, nos dias 9 e 10 de fevereiro, que com certeza vai mostrar essa arte para ainda mais pessoas", declarou Apolo.

Este ano, tanto o esquenta, quanto o Carnaboi 2024 fazem parte do Projeto "Carnaval Amazônico", realizado pela Fundação Rede Amazônica e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Sobre o Carnaval Amazônico:

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/