Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Carnaval Amazônico: Público supera o primeiro dia e confirma sucesso do Carnaboi 2024 no Studio 5

Carnaboi, a festa que dá lugar aos tururis, em vez dos abadás, as toadas, em vez das marchinhas, encerrou sua segunda e última noite de festa neste sábado (10), no Studio 5, Zona Sul de Manaus. Além das grandes canções que dão vida ao ritmo bovino, também houve homenagem. Nesta segunda noite, o Garantido homenageou Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do boi encarnado que atualmente participa do Big Brother Brasil 2024. Ao som da toada Isa-A-Bela, o boi da Baixa do São José levantou a torcida para a sister, enquanto imagens da amazonense passavam no telão. E também apresentaram uma faixa com a descrição "Isabelle é a guerreira do Norte".

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O segundo dia do Carnaboi 2024 confirmou o sucesso do novo formato, com a aprovação do público brincante, que superou os 17 mil que compareceram ao primeiro dia e chegou a mais de 21 mil brincantes, totalizando mais de 38 mil pessoas nos dois dias. O Carnaboi é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Fundação e Rede Amazônica, que transmitiu a festa ao vivo para cinco estados da Amazônia.

Neste sábado (10/02), o Carnaboi 2024 foi marcado por folia bovina e apresentações de diversos artistas, incluindo Grupo Toada e Robson Jr., Paulinho Viana e Márcio do Boi, P.A. Chaves e Carlos Batata, Fabiano Neves e Klinger Jr., Israel Paulain e Leonardo Castelo, Prince do Caprichoso e Edmundo Oran, David Assayag e Canto da Mata, além de Jr. Paulain. O evento aconteceu no pavilhão do Studio 5. Além das apresentações, um grande show comandado pelos apresentadores dos dois bumbás, Edmundo Oram e Israel Paulain, com direito à Marujada de Guerra do Caprichoso e Batucada do Garantido juntas no palco, se revezando enquanto cantores e itens dos dois bumbás também revezavam suas entradas no palco. O show especial teve direito a apoteose com um raro momento de Edmundo e Israel cantando juntos e os dois bumbás igualmente evoluindo juntos no palco, com itens dois bois dançando ao som de uma toada "neutra", composta especialmente para o evento.

O apresentador oficial do boi-bumbá Caprichoso, Edmundo Oran, lembrou que este foi seu 14º ano de Carnaboi, dentre os 24 anos que o Carnaboi já tem.

"Com certeza já foi um grande sucesso. Esse ano teve alegoria, teve Edmundo chegando de alegoria no palco, boi-bumbá Caprichoso, todos os itens inseridos. Nesse contexto, então foi uma alegria muito grande com as melhores toadas do festival que, é claro, são as do nosso boi-bumbá Caprichoso, o bicampeão de Parintins", afirmou Edmundo.

Presente à festa, o vice-governador Tadeu de Souza lembrou que o Carnaboi é o pontapé inicial da temporada bovina, que culmina com o Festival Folclórico de Parintins, em junho.

"A festa de Parintins é uma festa nacional e a Rede Amazônica ajuda complementando e dando capilaridade em toda a região Norte, em todo o Brasil. A gente hoje tem a festa Momesca adicionada com a pitada, com a arte de Parintins. Aqui é um aperitivo do que vai ser Parintins em junho, dia 28, 29 e 30", afirmou o vice-governador.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirmou que o Carnaboi é uma pequena mostra do que é realizado em Parintins e lembrou que a perspectiva para 2024 é realizar um festival maior ainda do que os que foram registrados nos últimos anos.

"Já não há mais ingressos à venda, os espetáculos da arena já estão sendo montados, os bois estão aí se preparando, então certamente vai ser um ano histórico, o que é importante para a economia da cultura e para a valorização do nosso estado", afirmou Marcos Apolo.

A equipe da Fundação Rede Amazônica esteve presente no segundo dia do evento trazendo os bastidores e tudo sobre a transmissão pelas redes sociais da FRAM.

"Um dos pilares da Fundação é a vertical de cultura. E está no DNA a sua democratização de todas as esferas, no Carnaval Amazônico não é diferente, o objetivo do principal do projeto é fazer o resgate da importância histórica de uma das festividades mais populares do Brasil, considerando nossa hiperlocalidade e nossa cultura, e fazemos isso através das nossas ações e produção de conteúdo, que está sendo conduzida pelas plataformas da Rede Amazônica.", destacou Mariane Cavalcante, Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica.

O "Carnaboi 2024" foi transmitido na tela da Rede Amazônica, Amazon Sat e também de forma on-line em tempo real pelo g1 e Portal Amazônia. A transmissão na Rede Amazônica aconteceu logo após a exibição do reality "Big Brother Brasil (BBB)" da Rede Globo. Um compacto com os melhores momentos do evento será exibido neste domingo logo após a Tela Quente. 

Sobre o Carnaval Amazônico:

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus. Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto. O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 21 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/