A edição de 2024 do Carnaboi superou as expectativas e reuniu mais de 35 mil pessoas em Manaus. O evento aconteceu na sexta-feira (9) e sábado (10), no Studio 5, e reuniu itens e grandes canções que dão vida ao ritmo dos bois Caprichoso e Garantido. Em 2024, o Carnaboi 2024 fez parte do Carnaval Amazônico, promovido pela Fundação Rede Amazônica com apoio do Governo do Amazonas. A equipe da Fundação Rede Amazônica esteve presente nos dois dias do evento trazendo os bastidores e tudo sobre a transmissão pelas redes sociais da FRAM.
Na primeira noite de Carnaboi 2024, 17.857 pessoas estiveram presentes na plenária do Studio 5. Já na segunda noite, 18.084 pessoas prestigiaram o evento, totalizando um público de 35.941 nas duas noites. Além do público local, as mais de 35 mil pessoas também foi composta por turistas que se encantaram com o Carnaboi. Como foi o caso da japonesa Hiromi que acompanhou o evento acompanhada de amigos que também vieram do Japão visitar o Amazonas e aproveitaram para conhecer o ritmo do dois para lá e dois para cá de Caprichoso e Garantido. Hiromi, que estava acompanhada do seu marido, ao ser perguntada sobre como descreveria o evento destacou o poder e a criatividade que os bois de pano trazem para o Carnaboi 2024.
“Estava muito ansiosa para ver isso. Fico praticando as danças enquanto assisto também”, disse.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirmou que o Carnaboi é uma pequena mostra do que é realizado em Parintins e lembrou que a perspectiva para 2024 é realizar um festival maior ainda do que os que foram registrados nos últimos anos.
“Já não há mais ingressos à venda, os espetáculos da arena já estão sendo montados, os bois estão aí se preparando, então certamente vai ser um ano histórico, o que é importante para a economia da cultura e para a valorização do nosso estado”, afirmou Marcos Apolo.
O “Carnaboi 2024” foi transmitido na tela da Rede Amazônica, Amazon Sat e também de forma on-line em tempo real pelo g1 e Portal Amazônia. A transmissão na Rede Amazônica aconteceu logo após a exibição do reality “Big Brother Brasil (BBB)” da Rede Globo. Já o compacto com os melhores momentos do evento foi exibido no domingo logo após a Tela Quente.
Sobre o Carnaval Amazônico:
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus. Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto. O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.