Festa foi transmitida pela Rede Amazônica e abriu a temporada bovina na cidade
Parintins, terra dos lendários Bois-Bumbás, abraçam mais uma vez a fusão de ritmo, tradição e alegria no Carnaboi 2024. O cenário, já conhecido por sediar o grandioso Festival Folclórico, transformou-se em um espetáculo de cores vibrantes e batidas contagiantes durante a celebração carnavalesca. Durante duas noites, a festa arrastou torcedores dos bois Garantido e Caprichoso pelas ruas de Parintins, no interior do Amazonas. A festa foi transmitida pela Rede Amazônica, após o Jornal da Globo
Neste ano, as ruas de Parintins tornaram-se o palco para apresentações únicas de grupos folclóricos, blocos e agremiações, que incorporam a cultura local em cada passo e cada nota musical. O Carnaboi destaca-se pela riqueza das indumentárias, as danças sincronizadas e a energia contagiante que envolve moradores e visitantes. Em um trio, os itens oficiais dos bumbás levaram o público ao delírio com toadas e apresentações, que também marcaram a abertura da temporada bovina na cidade.
“É muita emoção, fui em todos os trios, aproveitei bastante e já estou animada para a temporada”, disse a funcionária pública Carla Reis.
A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura de Parintins é que em torno de 15 mil pessoas participaram da festa. Para quem estreou no circuito foi até difícil descrever os sentimentos, como é o caso do amo do Boi Garantido, João Paulo Farias.
“Tinha muitos anos que eu não vinha e nesse ano eu vim como amo. Fiz a minha parte no trio e agora estou curtindo aqui com a galera”.
A festa só encerrou na madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas (14). E se o Carnaboi representa o fim da folia de Carnaval na ilha Tupinambarana, por outro lado também representa o início de um novo ciclo para os apaixonados pelo ritmo do “dois pra lá, dois pra cá”.
“Agora a gente começa, oficialmente, a se preparar para o Festival. O Carnaboi abre a temporada bovina e a gente começa a nossa preparação para trazer o tricampeonato para o Caprichoso”, disse a Rainha do Folclore do boi azul e branco, Cleise Simas.
Sobre o Carnaval Amazônico:
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.