Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Carnaval Amazônico: Carnaboi 2024 é sucesso de público na primeira noite no Studio 5

Mais de 12 mil foliões prestigiaram a primeira noite do Carnaboi 2024, em Manaus, que aconteceu na sexta-feira (9). Além de sucesso de público, o evento também dominou as redes sociais, chegando a ocupar o terceiro lugar nos trending topics, entre os assuntos mais comentados no Twitter, durante a realização. A festa segue neste sábado (10), a partir das 19h, no pavilhão do Centro de Convenções Studio 5, Distrito Industrial. A entrada é gratuita, além de contar com transmissão pela Rede Amazônica e g1.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A festa popular marca o início do calendário de eventos bovinos no estado, até a chegada do Festival Folclórico de Parintins, no mês de junho. A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, que já participou de edições do Carnaboi no município de Parintins, estreou no palco da festa realizada em Manaus.

"É a primeira vez do Carnaboi aqui no Studio 5 e a primeira vez também que estou participando desse evento, que eu só assistia na televisão, porque eu sou de Parintins. Estou muito feliz em fazer um grande espetáculo para nossa nação", comenta Cleise.

Promovido há mais de duas décadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa popular marca o início do calendário de eventos bovinos no estado, até a chegada do Festival Folclórico de Parintins, no mês de junho. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o Carnaboi é uma festa democrática, onde as torcidas dos bois ocupam o mesmo espaço. 

"O importante aqui é a gente aproveitar, esquentar e se preparar para disputa na arena, que é onde realmente ela acontece", disse o secretário. "Parabéns ao público que se faz presente, parabéns aos bumbás Garantido e Caprichoso. Certamente estamos gerando uma belíssima expectativa para esse ano. Já fizemos o maior festival folclórico de todos os tempos, então avalie o que vem neste ano. Será maior ainda, e com a presença de todos vocês", concluiu Apolo.

A equipe da Fundação Rede Amazônica esteve presente no primeiro do evento trazendo os bastidores e tudo sobre a transmissão pelas redes sociais da FRAM.

"Um dos pilares da Fundação é a vertical de cultura. E está no DNA a sua democratização de todas as esferas, no Carnaval Amazônico não é diferente, o objetivo do principal do projeto é fazer o resgate da importância histórica de uma das festividades mais populares do Brasil, considerando nossa hiperlocalidade e nossa cultura, e fazemos isso através das nossas ações e produção de conteúdo, que está sendo conduzida pelas plataformas da Rede Amazônica.", destacou Mariane Cavalcante, Diretora Institucional da Fundação Rede Amazônica.

Na primeira noite de Carnaboi foram mais de sete horas de atrações musicais. Artistas e cantores que carregam uma legião de fãs. "Nós somos a tradição, o patrimônio cultural do Estado, nada mais que justo, os nossos bois de Manaus, Corre Campo, Garanhão e Brilhante participarmos desta grande festa", disse Vanessa Costa, Sinhazinha do Boi Bumbá Corre Campo.

No decorrer da noite, duas horas foram reservadas a um grande espetáculo de tirar o fôlego, com um elenco de 400 profissionais, incluindo artistas e os itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido. A direção artística é de Márcio Braz e Rivaldo Pereira. No roteiro, apresentações individuais de cada boi, prevalecendo a essência da rivalidade entre eles e, em outros momentos, os dois dividindo o mesmo palco. Toadas antigas foram lembradas e as mais recentes para preparar a torcida deste ano. Entradas de itens inesperadas, efeitos no palco e até um balé aéreo surpreendeu.

O "Carnaboi 2024" vai ser transmitido na tela da Rede Amazônica, Amazon Sat e também de forma on-line em tempo real pelo g1 e Portal Amazônia. A transmissão na Rede Amazônica acontece logo após a exibição do reality "Big Brother Brasil (BBB)" da Rede Globo.


Sobre o Carnaval Amazônico:

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus. Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto. O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 21 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/