Manaus 30º • Nublado
Quarta, 05 Outubro 2022

Campanha “Leia com uma criança” criada pelo Itaú Social é prorrogada para esta sexta-feira (9)

O Itaú Social prorrogou até o dia 9 de setembro o prazo para as solicitações dos kits da campanha "Leia com uma criança". A iniciativa que tem parceria com a Fundação Rede Amazônica (FRAM), distribuirá gratuitamente dois milhões de livros para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil como bibliotecas comunitárias, associações de bairro de Manaus, Acre, Roraima, Rondônia e demais cidades e estados os livros "De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar", escrito por Otávio Júnior, ilustrado por Bruna Lubambo e publicado pela Companhia de Letrinhas; e "A pescaria do curumim e outros poemas indígenas", do escritor Tiago Hakiy – descendente do povo Sateré Mawé – e da ilustradora Taísa Borges, publicado pela Editora Panda Books.

"A prorrogação do prazo para os pedidos dos livros da campanha deste ano tem o objetivo de ampliar a oportunidade de participação de mais secretarias de educação e organizações sociais que promovam o acesso da criança ao universo literário, especialmente aquelas localizadas nas regiões mais remotas e vulneráveis do nosso país", justifica a coordenadora de engajamento social e de leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Somente organizações sociais e secretarias municipais de educação podem solicitar os livros, no entanto, toda a sociedade pode fazer parte da mobilização indicando o programa para uma entidade elegível. Além disso, estão disponíveis, gratuitamente, 14 títulos da estante digital e um acervo de 22 obras já distribuídas em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis, voltadas para o público com deficiência. As instituições podem solicitar um kit - composto por dois livros - para cada criança atendida ou matriculada. A página para as solicitações é itausocial.org.br/leiacomumacrianca

Segundo a diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira, o projeto criado pelo Itaú Social traz uma das principais missões da instituição, a educação. "A Fundação Rede Amazônica tem como um dos pilares incentivar a leitura e a escrita através de vários projetos e quando nós identificamos a possibilidade junto com o Itaú Social em território nacional, trabalho que eles fazem com tanta maestria mas que tem dificuldade aqui na região norte nós não podíamos ficar de fora já que conseguimos alcançar pessoas que vivem em locais distantes na região amazônica e com isso a gente consegue traz uma identificação maior então o Itaú Social e Fundação Rede Amazônica vão conseguir alcançar juntos os moradores da nossa região", disse ela.

Para conferir mais informações basta acessar a página do programa é itausocial.org.br/leiacomumacrianca.

Sobre os livros distribuídos em 2022

O Itaú Social promoveu um edital para selecionar apenas obras que valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. Essa seleção reconhece o potencial da literatura para contribuir com a diminuição das desigualdades e com a valorização das diferenças. 


Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 05 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/