Amazônia Que eu Quero: Painel para discutir o tema ‘Conectividade na Amazônia’ ocorre nesta quinta-feira na UEA

O objetivo do evento é ampliar a discussão sobre os desafios e soluções relacionados à conectividade na Amazônia. Confira:

Manaus- A Fundação Rede Amazônica (FRAM) através do programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ realizará no dia 24 de agosto (Quinta-Feira), às 21:00 (horário de Brasília) o painel ‘Conectividade na Amazônia’ na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, n.1200, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

O evento contará com a participação dos convidados: Tenente Coronel Pinho (Chefe do 4 CTA) para falar sobre o projeto ‘Amazônia Conectada’, Professor Fábio Cardoso que irá apresentar os projetos que a Universidade do Estado do Amazonas tem desenvolvido na área de conectividade, como o ‘Yara’ e o ‘Curupira’ reconhecidos internacionalmente; Eduardo Lopes (Diretor de Tecnologia do Grupo Rede Amazônica) que irá falar sobre a Infraestrutura das redes de telecomunicação na Amazônia: desafios e oportunidades, Rafael Pontes, Gerente de relacionamento da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que participará de forma remota, para comentar sobre a situação da conectividade no estado do Amapá e Celso Henrique Ribas, Gerente da Anatel do Amazonas, que irá traçar um panorama sobre Conectividade na Amazônia e Implementação do 5G na região norte, além da presença de acadêmicos e outras autoridades locais. 

A coordenadora do projeto, Debora Holanda, destaca a importância da realização do evento e a proposta do painel de Conectividade na Amazônia:

“É muito importante a gente falar sobre conectividade, desmistificando um pouco essa ideia mais técnica que envolve apenas cabos e internet, e nos aprofundar mais no que a conectividade pode proporcionar no aspecto social, ambiental, educacional e em diversos outros âmbitos que estão agregados a ela, na forma de serviços.

Nosso painel tem o objetivo de mostrar o quanto a conectividade é essencial para promover qualidade de vida, segurança, inclusão digital, cidadania, serviços básicos de saúde, além monitoramento de áreas de preservação ambiental e até mesmo da qualidade da água dos rios. E nesse aspecto, não temos a menor dúvida, de que todos os nossos painelistas, têm muito a conversar e contribuir para o nosso debate.

A visão que nós queremos passar para as pessoas, é que conectividade não é só internet, nem somente o fio de fibra óptica que a gente vê, mas que ela é de fundamental importância para promover uma integração entre pessoas e serviços essenciais para o bom funcionamento da sociedade.” Afirma Debora Holanda, Coordenadora do Amazônia Que eu Quero.

Transmissão

O evento será transmitido ao vivo pelo G1 Amazonas: https://g1.globo.com/am/amazonas/ e contará com cobertura da equipe de jornalismo da TV Amazonas, além do apoio de todos os outros veículos da casa: Amazon Sat, Portal Amazônia, CBN Amazônia.

Sobre o programa ‘Amazônia Que Eu Quero’

Concebido em 2019, o ‘Programa Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Grupo Rede Amazônica (GRAM) que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas.

O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas que estão sendo trabalhadas são educação, conectividade e turismo.

Através dos canais de comunicação do Grupo Rede Amazônica: Televisão, rádio, internet e redes sociais e da integração dos estados: Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, almeja-se despertar o senso crítico e estimular ações democráticas que levem a população a entender o seu papel na construção de uma democracia mais participativa e que seja capaz de gerar impactos positivos, por meio da proposição de ideias e da discussão de políticas públicas inovadoras, através da produção de reportagens e conteúdos especiais ou da realização de painéis temáticos com especialistas, canvas de políticas públicas e também do caderno de soluções.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade