Assim como os itens selecionados, o posicionamento do filme é outro fator discutido e certamente não há como agradar a preferência de todos. Geralmente me abstenho ao conjunto da lista e não apenas a classificação para definir se uma obra é melhor ou pior que outra, mas sim a coerência e mérito da lista como um todo. Mas é claro que como ser humano e como tal possuidor opniões e sentimentos prórios não dá para não questinar um ponto aqui ou alí.
A seleção foi feita considerando votos de 177 críticos cinematográficos de todo o mundo, de cada continente.
O índice conta apenas com filmes com data de lançamento a partir do ano 2000 (Alguém avisa ao pessoal da BBC que o século 21 se iniciou apenas em 2001). Segundo informações da própria BBC, a proposta da pesquisa foi de tentar descobrir quais os novos clássicos da sétima arte.
Sobre a proposta, o tema por si só já é um grande debate. O que é considerado um clássico ? A crítica especializada e catedráticos do cinema irão apontar suas preferências de uma visão distinta para com aqueles que apreciam as películas com o simples olhar de admiração e entretenimento e não podemos esquecer também o embate de gerações, o velho ditado: Não se faz maos como antigamente, digo isso não apenas sobre a nossa geração e a de nossos pais, as gerações mais jovens terá um preferência por filmes que para você e sua geração não tem o mesmo peso e importância. Também não sou da teoria que para ser um clássico uma obra precisa ser velha, e não é por que um filme seja antigo que pode ser considerado um clássico, o que era ruim antes é ruim hoje e será ruim amanhã
Cidade dos Sonhos do David Lynch ficou em primeiro lugar. Obtivemos um representante tupiniquim com Cidade de Deus, na 38ª posição. A Pixar teve quatro animações selecionadas.
O site letterboxd.com fez uma montagem com os detalhes de cada filme clique aqui para conferir aqui
