Saber receber e de educação de berço. Fui convidada pelo diplomata Afonso de Souza Marinho Nery para celebrar seu niver chez Xavier Franco de Sá. Até aí tudo bem. Não, leitora. Não é. É simplesmente superlativo, se é que essas duas palavras podem caminhar juntas.
Traje: meninos de rosa, meninas de azul. Cumpridora de regras, cheguei no apartamento de Xavico, como chamam os íntimos e fui recebida pelo anfitrião e pelo aniversariante. Depois de beijos, abraços e entrega de presente, percebi que éramos – apenas – 10 pessoas. Suficiente para todos sentarem confortavelmente, interagirem uns com os outros e com os que estavam ofertando a festa.
Afonso, na chegada, dava um cartão, onde ele escreveu – de próprio punho – o agradecimento pela presença de cada conviva. Incrível! E, além disso, ofertou-me com uma bela echarpe. Incrível, de novo!
Eram flutes de Veuve Clicquot generosamente servidos, sem se preocupar com o amanhã.
E o cardápio? Aí entra Xavier Franco de Sá. Ele serviu peixe, frango e carne com os complementos, claro. Um pirarucu de casaca, dos Deuses, porque Afonso adora, e carne ou frango para os que preferem outros sabores alimentares.
Sim, Xavico lembrou, se alguém tivesse virado vegano, batatas assadas e cebolas caramelizadas. As sobremesas. O creme com doce de cupuaçu viajou de Manaus para o Rio no colo, literalmente, de Abílio Nery. O pudim, chamado Lua de Mel, receita de família, só sei que é para comer de joelhos.
Aqui falo de bem-receber pessoas que se conhecem ou não, mas que tanto o aniversariante quanto o anfitrião souberam fazer uma entronização entre os convidados que os papos fluíam sobre assuntos do passado, do presente e do futuro.
E pasme, leitor de terça, tudo naturalmente, elegantemente, como costumo dizer, super bacana! Depois o café com licor e, claro, aos poucos, elegantemente, nos retiramos – não em revoada, igual carapanã – pois o aniversariante ia para o hotel descansar, afinal pegaria o voo, no domingo, de volta para Assunção, Paraguai, onde está a serviço do Itamarati.
Obrigada, Xavier. Parabéns, Afonso, saúde e vida longa!
Domingo de bandas
O domingo, em Manaus, foi das bandas. Tinha para tudo que era gosto e sabor!
#MUSODAMAZÉ
Sim, minha gente, tem o #musodamazé
Ouvido de Elefante
A mãe na praia, para o filho: “toma o remédio, menino!” E o garoto responde: “mamãe, eu estou de férias!” Procede.
Registrando
* Tudo Para Casa, dia 27, no Le Lieu
* Nota 1000 para a NET, na transmissão do Oscar 2019
* Orquestra de Violões do Amazonas, hoje, no Teatro Amazonas
* E em Parintins, dia 28, o Carnaliceu movimenta a Ilha Tupinambarana
* Os apaixonados por McDonald’s já podem apreciar mais um saboroso lançamento da linha Signature. O SmokeHouse chega aos restaurantes no mesmo mês em que a plataforma premium da rede comemora três anos de sucesso.
* Baby Rizzato passa o carnaval em Miami com a amiga Elizete Massulo
Técnico na Sapucaí
Entre os amazonenses que vão aos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, encontrei meus queridos Jaime Covas e Geraldo dos Anjos
The end