A ti, dedico, Sebastião Reis
Diante de um gênero literário que muito me apetece – crônica – que limita-se entre o jornalismo e a literatura, tive mais um parto literário – Cotidiano Pitoresco – que, desta vez, levou o selo do Centenário da Academia Amazonense de Letras, prefácio do presidente Robério dos Santos Pereira Braga, revisão e apresentação da professora Ritta Haikal, editado Editora Reggo.
Devidamente apresentado, com todas as honras e pompas de estilo, tornei perene crônicas feitas nos anos de 2009 e 2010, no jornal A Crítica e as escritas em 2017 e 2018 no Portal Amazônia, do Grupo Rede Amazônica, onde continuo arvoro-me com meus escritos pitorescos.
Sim, brinco muito com essa palavra pois, com ela, fui batizada pelo jornalista Sebastião Reis, ao me enviar, tempos outros, para cobrir, pela primeira vez, o Festival Folclórico de Parintins. A recomendação foi de uma precisão cirúrgica: “escreva com o seu olhar crítico, irônico, perspicaz, pitoresco!”.
Quedei-me diante de tal recomendação. Considerei um elogio e, desde então, agucei esse sentido ou sentimento que, às vezes, precisa ‘baixar’, no último momento de entregar para publicação. E isso também, foi outro conselho do querido amigo e jornalista de primeira linha: “escreva sempre como se tivesse correndo de um cachorro prestes a morder o seu calcanhar, sentindo o frio na barriga e no ponto final, pense: ‘poderia escrever melhor’, isso é ser jornalista!”. A ti, dedico o meu olhar pitoresco, Sebastião Reis.
Em Cena
Única e Absoluta
A fragrância The Only One, da grife Dolce Gabbana capta a essência sofisticada e hipnotizante da mulher moderna, irradiante e que fascina com sua alegria inata de viver. Ela é única. Nesta nova campanha, a atriz britânica Emilia Clarke personifica esta mulher surpreendente.
The end