Estudantes expõem mais de 100 abelhas na Expoferr 2022

Na sede da Eagro, no campus Murupu, localizado na BR-174, os estudantes da Escola Agrotécnica da UFRR têm acesso ao apiário, um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas.

Entre a exposição de máquinas agrícolas, plantas e muitas apresentações musicais da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) 2022, estão mais de 100 abelhas e a melhor opção para adoçar as receitas de forma saudável: o mel. A exposição dos insetos é realizada por estudantes da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR).

De acordo com o estudante Ronald Jeovane, de 17 anos, o objetivo é expor a maneira como as abelhas trabalham na produção de mel e explicar o manejo das colmeias. “Nós estamos apresentando alguns produtos que usamos no dia a dia, no manejo das colmeias, e trouxemos a caixa mostruário para mostrar como as abelhas trabalham no dia a dia delas, e algumas amostras de mel para as pessoas provarem”, explicou o adolescente.

Foto: Yara Ramalho/Rede Amazônica

Na sede da Eagro, no campus Murupu, localizado na BR-174, os estudantes têm acesso ao apiário, um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, e participam da coleta do produto natural.

Essa participação, segundo a professora e zootecnista da Eagro, Cheron Barbosa, é muito importante e a exposição é crucial para o primeiro contato dos estudantes com o mercado de trabalho.

“A importância para eles é crucial porque é o contato que eles têm com o mercado, né? Com o público em si. Então, a gente ensina a teoria e a prática na Eagro e eles vem expor todo esse conhecimento aqui. Esse contato com o público é necessário para eles poderem exteriorizar tudo o que eles aprendem na escola”, afirmou Cheron.

Foto: Yara Ramalho/Rede Amazônica

A exposição de abelhas ficou no Stand ‘Construindo a ciência no campo’. Além das abelhas, há ovelhas, coelhos, bovinos, suínos, codornas e galinhas em exposição.

O evento é promovido pelo governo do estado e acontece no Parque de Exposição Dandãezinho, localizado no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. A festa ocorre até o dia 15 de novembro.

Quem for ao local pode conferir shows de artistas nacionais. Além da apresentação musical e exposições de animais, haverá corrida de cavalo, vaquejadas, feira de negócios, palestras e outras atividades. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade