Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 27 Novembro 2020

Documentários produzidos em Roraima são selecionados para 16 ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Dois documentários produzidos em Roraima foram selecionados para serem exibidos na 16ª Mostra Internacional do Cinema Negro. O evento acontece de 10 a 14 de novembro, no formato digital, na plataforma do Museu da Imagem do Som de São Paulo.

Foram selecionadas os documentário Maikan Pisi Pata, de Éder Rodrigues, produzido este ano; e Som da Raça, de Celso Luiz Prudente, produzido em 2014. Ao todos, serão exibidos 19 filmes, entre nacionais e internacionais.
Filme 'Maikan Pisi Pata' foi produzido na Raposa Serra do Sol - Foto: Platô Filmes/Éder Rodrigues/Divulgação

Durante o evento, o público também vai poder acompanhar rodas de conversa sobre assuntos como a negritude e o mercado audiovisual, a inclusão da juventude negra e a importância do cinema como espaço de discussão das relações étnico-raciais. Leia abaixo sobre os documentários de Roraima selecionados para a mostra. 

O documentário 'Maikan - A Terra da Raposa' trata da memória e a cultura do povo Macuxi da comunidade Raposa, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ao Norte e Roraima. O material exibe várias entrevistas que contam o modo de vida indígena e processo milenar de ocupação nômade das serras e campos do entorno do Monte Roraima, berço de Makunaima.

O filme tem 12 minutos de duração e foi dirigido por Éder Santos e Enoque Raposo.

'Som da Raça' foi produzido pelo professor Celso Prudente — Foto: JPavani/Divulgação

O documentário, de 5 minutos, aborda a sensibilidade africana na diáspora, por meio da música, fazendo um inventário da trajetória da consciência racial. Com o instrumentista e artista plástico Renato Costa como protagonista, o filme revela o negro em suas assimilações culturais e influências transmitidas pela música, seja no uso do tambor africano, do contrabaixo primitivo, que remete ao jazz clássico, ou com o toque do piano clássico.

O material tem a direção do professor Celso Prudente, da Universidade Federal do Mato Grosso, e foi editado na Rádio e TV Universitária da Universidade Federal de Roraima, com produção e fotografia de Jorge Pavani e Éder Santos e co-produção de Pedro Alencar. 

Veja mais notícias sobre ArteCulturaNotíciasRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 27 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/