Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

'Boa Vista Junina' - Conheça as curiosidades do maior arraial da Região Norte

O Boa Vista Junina é um dos maiores eventos culturais do Estado de Roraima, configurado como "patrimônio cultural imaterial", mesmo ainda não sendo tombada pela prefeitura, se consagra pelos boa-vistenses, por seguir uma sequência cronológica desde 2001. 

O que antes era uma simples manifestação religiosa em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro se tornou, atualmente, um evento com grandes apresentações de grupos culturais e as famosas "quadrilhas juninas". 

Nos anos de 2013 até 2016, o evento tinha duração de 9 (nove) dias; a partir de 2017 passou a acontecer no período de 5 (cinco) dias. Em 2020, o arraial foi cancelado devido à pandemia do novo Coronavírus e em 2021, seguindo as medidas de segurança contra à Covid-19, o evento será realizado sem público presencial, sendo permitida somente a entrada de integrantes e organizadores do evento. 

O evento ocorre de forma online pelo canal do Youtube e demais redes sociais da Prefeitura de Boa Vista. 

Portal Amazônia  separou algumas curiosidades sobre esse festejo, confira:

Música

Boa Vista é uma das maiores importadoras de músicas juninas do país. As músicas criadas por parte dos grupos geram lucro ao estado. Algumas dessas músicas, por exemplo, são reconhecidas fora do estado de Roraima, valorizando a cultura local.

A música "Chora Sanfona", que é um dos grandes hits nacionais das quadrilhas juninas é de autoria de Shel Chaves, da quadrilha Coração Caipira, de Roraima; Em 2014, a Prefeitura selecionou integrantes de quadrilhas juninas para dançar em Nova Iorque. Os gringos pediram bis!

 Diversidade

No ano de 2015, Gibrieli Bruxelas foi eleita a primeira rainha da diversidade nacional; Na edição de quinze anos do Boa Vista Junina, teve até baile de debutantes. A valsa se transformou em um verdadeiro pé de serra.

Casal de noivos

Digite seu texto aqui...

  • Em 2016 e 2017, casais de noivos de quadrilhas juninas locais foram eleitos os melhores casais de noivos do Brasil;
  • No tablado do Boa Vista Junina já aconteceram casamentos de verdade.
Quadrilha Amor Caipira/ Foto: 

Giro de saia 

O concurso Giro de Saia marca o famoso giro da saia no alto, com muita performance. Mesmo em meio a pandemia, o Boa Vista Junina 2020 trouxe o Giro de Saia como concurso de forma inédita, para que cada uma pudesse mostrar seu talento. veja:

A maior paçoca do mundo 

A paçoca é um prato típico originário dos povos indígenas da etnia Macuxi. Item bastante presente na culinária local. Foi escolhida para estar presente no Boa Vista Junina para promover a gastronomia regional tanto em âmbito nacional quanto internacional, estimulando a promoção social, turística e cultural da capital.

A paçoca é preparada com ingredientes como a carne bovina, tipo carne seca, farinha de mandioca e cebola in natura. O modo de preparo pode variar, triturado ou batido no pilão.

2015 foi o primeiro ano da Maior Paçoca do Mundo, quando pesou meia tonelada e simbolizou o bolo de 15 anos do Boa Vista Junina.

Vale destacar que a paçoca que é distribuída é a regional, com farinha e carne de sol, uma característica da culinária roraimense. Foram 500 quilos de paçoca no primeiro ano, e 700 quilos (50% de carne seca, 40% de farinha mandioca torrada, 7% de cebola e os 3% de óleo vegetal, totalizando os 700 quilos) em 2016, quase uma tonelada. Esse acontecimento está no livro dos recordes (Guinness Book), conforme a Revista Anarriê, 2016.

No ano seguinte, 2017, foram servidos 856 quilos da iguaria que faz parte da gastronomia roraimense. Em 2018, um novo recorde foi quebrado quando a paçoca pesou 1,023 quilos. 

A maior paçoca do mundo/Foto: Fernando Teixeira
A maior paçoca do mundo/Foto: Fernando Teixeira

Em 2019, o Boa Vista Junina foi destaque com o recorde da maior paçoca do mundo. Foram 1.050 kg de paçoca distribuídos de graça para quem estava no evento.  

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a distribuição da maior paçoca do mundo não acontece desde o ano de 2020.

Economia

Neste ano, a prefeitura fará o repasse de R$ 543.540,00 e a estimativa é de beneficiar os 25 grupos culturais. 

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, esse apoio financeiro visa cobrir as despesas dos quadrilheiros, incluindo a confecção dos vestidos e demais peças da vestimenta, transporte, dentre outros itens. E isso envolve tanto o custo referente ao Concurso de Destaques – ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de junho, quanto as apresentações das quadrilhas no Boa Vista Junina Live 2021, marcado para acontecer nos dias 8, 9 e 10 deste mês.

Boa Vista live 2021

Confira a ordem de apresentação do Boa vista live 2021 (sujeita a alteração)

Dia 08/07
1. Amor Caipira
2. Zé Monteirão
3. Xamengo na Roça
4. Macedão
5. Agitação Caipira
6. Espatalho Junino
7. Furacão Caipira
8. Explosão Caipira

Dia 09/07
9 . Eita Junino
10. Coração de Estudante
11. Namoro Caipira
12. Coração do Sertão
13. Arrasta Pé
14. São Vicente
15. Gonzagão Caipira
16. Escola Forrozão

Dia 10/07
17. Evolução Junina
18. Tradição Macuxi
19. Garranxê
20. Sinhá Benta
21. Explosão Junina
22. Filhos de Macunaíma
23. Coração Caipira
24. Luar do Sertão
25. Estrela Junina



(*)Com informações da Dissertação de Mestrado "O maior arraial da Amazônia"- por Glauciene Dutra Silva

Veja mais notícias sobre CulturaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/