Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Aniversário de 33 anos de Roraima: memes explicam os costumes do roraimense

Captura-de-Tela-2021-10-05-as-10.18.17

Roraima completa nesta terça-feira (5) 33 anos desde que foi elevado ao status de estado. O aniversário também é compartilhado com a Constituição Federal de 1988.

O estado é o menos populoso do Brasil, com uma estimativa populacional de 652.713 pessoas, de acordo com dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021. Mas, reza a lenda que quem bebe da água do Rio Branco, não quer ir embora nunca mais.

Para explicar como é morar em Roraima, com ajuda da página 'South BV City dos Memes' que apresenta, com humor, os costumes do povo roraimense. Essa lista inclui comidas, ícones do estado, monumentos e até o clima.

 "Queima solzão"

 Se você vive em Roraima, ao menos uma vez, já reclamou das altas temperaturas do estado durante o dia. Neste aniversário de 33 anos, não seria diferente. A previsão do tempo para esta terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de máxima de 35°C e de mínima 25°C.

Acostumado a encarar temperaturas perto dos 40ºC, quando acontece uma mudança no clima e cai uma chuvinha, para o roraimense, é como se estivesse nevando nas terras macuxis. 

Mas, em Roraima, todo ano há a temporada de chuvas, que geralmente vai de abril à agosto. Nesse período, o sol divide o dia com a chuva e acaba causando uma certa "instabilidade climática". 

E é justamente esse costume com o clima quente que torna o roraimense um especialista em driblar os raios solares. 

"Culinária Gourmet de Roraima"

O roraimense tem um gosto culinário peculiar. A famosa paçoca, por exemplo, é diferente das encontradas nos outros estados. Aqui, é feita com farinha de mandioca e carne seca. Geralmente acompanhada de banana.

Caju, jambo e manga são as frutas mais encontradas nas terras macuxis e por isso, o roraimense tem um carinho com esses frutos, que cativaram um lugar especial no paladar. 

E no almoço de domingo? O roraimense está bem servido com um tambaqui assado, farinha, vinagrete, um pouco de pimenta e refrigerante de guaraná.

Veja mais notícias sobre Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/