MP recomenda aos Municípios de Vilhena e Chupinguaia o cumprimento do Plano de Vacinação

A medida considera o número de doses disponibilizadas nesta primeira etapa da campanha e, ainda, a definição, pelo Ministério da Saúde, de grupos prioritários para receber a imunização

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação aos Municípios de Vilhena e Chupinguaia para que cumpram o Plano Nacional e Estadual de Vacinação e apresentem, no prazo de 24 horas, planejamento municipal de imunização contra a doença.

A recomendação foi emitida pela 1ª Promotoria de Justiça, tendo sido destinada aos Prefeitos, Secretários de Saúde e Procuradores-Gerais de ambos os municípios.

Foto: Divulgação/Ministério Público de Rondônia

A medida considera o número de doses disponibilizadas nesta primeira etapa da campanha e, ainda, a definição, pelo Ministério da Saúde, de grupos prioritários para receber a imunização. Conforme destaca o MP no documento, constituem grupos prioritários trabalhadores da saúde; pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena vivendo em terras indígenas, entre outros. 

Na recomendação, o Ministério Público orienta aos gestores para que, além do cumprimento dos planos, sejam adotadas todas as medidas previstas no Informe Técnico que preconiza sobre a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, na Nota Informativa nº 1/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, bem como o integral cumprimento à Portaria GM/MS Nº 69/ 2021, e demais atos normativos e/ou legislativos pertinentes. 

Em razão da extrema gravidade da situação, o MP orienta, ainda, que os Municípios de Vilhena e Chupinguaia manifestem-se acerca do atendimento espontâneo à Recomendação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade