Manaus 30º • Nublado
Sexta, 22 Outubro 2021

Oficinas e palestra promovem técnicas de upcycling e customização

O reaproveitamento de materiais é tema da iniciativa que levará dicas, aprendizados e reflexões sobre a importância de práticas sustentáveis na moda. Aprovado em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto Upcycling Customização: Aliadas da Sustentabilidade' prepara uma série de oficinas e apresenta, nesta sexta-feira (19), a palestra Moda & Sustentabilidade: um encontro inevitável.

Na palestra, que será transmitida às 19h30 por meio de plataforma virtual, o publicitário Rodrigo Nunes Matos vai expor reflexões sobre o conceito de sustentabilidade e moda que acompanham as mudanças na forma de pensar, criar e produzir os produtos.


Foto: Divulgação

"O que o mundo está nos dizendo? Repensar o conceito de sustentabilidade tem se tornado cada vez maior nos últimos anos e em especial no momento único que a humanidade está passando. Falar de moda aliada à sustentabilidade se torna inevitável no dia a dia", explica o palestrante.

Para participar da palestra, não há necessidade de inscrição prévia, basta acessar o link na data e horário agendados. Apesar de ter como público principal os empreendedores, profissionais dos setores de moda e artesanato, a palestra é aberta a todos os interessados.

O projeto

'Upcycling Customização: Aliadas da Sustentabilidade' foi selecionado na categoria criações funcionais do edital MT Criativo promovido pela Secel com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

O projeto tem o objetivo de apresentar técnicas de upcycling e customização para dar novas perspectivas a materiais e resíduos têxteis que seriam inutilizados e em peças de roupas que seriam descartadas precocemente. Para isso, está em execução a gravação de cinco módulos de uma oficina que será transmitida no YouTube a partir de abril.

Abertos para acesso do público, os workshops mostrarão métodos de como criar e customizar acessórios e peças do vestuário. Com o reaproveitamento de itens antigos, como resíduos têxteis e roupas em desuso, o upcycling vai além do reciclar pois recria de maneira inovadora, agregando um novo conceito ao produto com criatividade.

As oficinas serão ministras pela tecnóloga em confecção têxtil, Verena Fazolo, que também é gestora de produção do projeto, e pela designer de moda Jane Kliztke. Ainda é prevista a criação de um book digital que vai mostrar os processos para o desenvolvimento das peças e o resultado final.

"Os participantes irão aprender a criar ecobag, bolsas, peças do vestuário utilizando resíduos têxtil, como retalhos e peças inutilizadas. Peças que por vezes estavam esquecidas, que seriam descartadas precocemente, por ter um furinho, ter manchado, por não servir ou por não gostar mais, passarão por um redesign, remodelagem, ganhando vida nova com muita criatividade", detalha Verena. 

Veja mais notícias sobre CidadesMato Grosso.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/