Fepeti lança em MT a Semana Mundial do Brincar 2021; saiba como participar

O evento é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT) lançou em Mato Grosso, neste sábado (22), a Semana Mundial do Brincar, que faz parte da programação da campanha do Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Nesta edição, a Semana Mundial do Brincar, que é uma realização da Aliança pela Infância, traz como tema “Casinhas das Infâncias”.

A mobilização segue até o dia 30 de maio com a proposta de valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras passados de geração em geração.

Foto: Reprodução/Unsplash

A secretária executiva do Fepeti-MT, Rosamaria Carvalho, que é secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, explica que todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade (fotos e vídeos de crianças brincando de casinha, desenhos de brincadeira de casinha, jogos lúdicos, cantigas, brincadeiras de criança etc) e marcar o @fepetimt no instagram e usar as #smb2021 e #semanamundialdobrincar.

“Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado mesmo em tempos de pandemia”, pontua.

O evento é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). No Brasil, a semana foi incorporada ao calendário do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil. “Afinal, criança é para brincar”, observa Rosamaria Carvalho.

Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Nesta edição a SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

Neste momento de pandemia, contextualiza a coordenação da Aliança pela Infância, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das Casinhas das Infâncias.

Sobre o Fepeti-MT

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso – FEPETI abarca questões envolvendo o enfrentamento ao trabalho infantil e possui como missão “articular, sensibilizar e mobilizar as instituições governamentais, a sociedade civil, representantes dos empregadores e trabalhadores para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado de Mato Grosso”.

A visão da instituição é “ser um espaço permanente e democrático de diálogo entre governo e sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador”. Integram o Fepeti-MT representantes de órgãos das esferas federal, estadual e municipal e também da sociedade organizada. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade