Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Toto La Momposina: conheça um dos ícones da música colombiana

Toto La Momposina, como é conhecida a cantora colombiana Sonia Bazanta Vides, nasceu em 1 de agosto de 1940 e possui ascendência africana e indígena. Conhecida por sua voz poderosa e dança irresistível, que deixa qualquer público de pé, Toto cresceu em Talaigua, uma pequena vila perto de Santa Cruz de Monpox, município do departamento de Bolívar, na Colômbia, país que faz parte da Amazônia Internacional. 

Toto era a forma como sua mãe carinhosamente a chamava, que foi unido ao nome de sua cidade, criando o famoso apelido. Ela é a primeira-dama dos sons tradicionais colombianos e, mais de 50 anos depois de começar a fazer música, sua influência é maior do que nunca. Um exemplo é o álbum Tambolero (2015), que conquistou sucesso de crítica em todo o mundo e é um dos mais procurados.

Foto: Kevin Clifford/Site oficial Toto la monposina

Toto nasceu em uma família de músicos que se estende por cinco gerações, então não é surpresa que ela canta e dança desde criança. A chave para seu sucesso, além de seu trabalho duro e dedicação, provavelmente são os laços estreitos entre sua música e a própria história da Colômbia. Toto é influenciado pela música e dança do Caribe colombiano, que por sua vez foi influenciado pelos escravos africanos, conquistadores europeus e tribos indígenas.

Ela traz uma variedade de ritmos para o palco: de cumbia, bullerengue e mapale a guaracha, rumba e bolero. E arrebata o público com sua ênfase na percussão e instrumentos como a gaita (instrumento de sopro indígena) e tiple (um pequeno violão). A própria Toto diz que a percussão está no "coração" de sua música.

Quando se questiona se ela aprendeu tudo que sabe com suas raízes, a resposta é ambígua. O pai de Toto era baterista e sua mãe dançarina e cantora e, quando criança, ela viajou pelas aldeias do Caribe colombiano. Ela aprendeu seus sons e ritmos e o papel das cantadoras (cantoras) que dão conselhos e ajudam a manter o ânimo alto enquanto os aldeões trituram milho e esfregam roupas. 

Muitas das músicas tocadas por Toto foram originalmente cantadas pelos moradores do vilarejo. Mas Toto também é treinada de forma clássica. Ela estudou história da dança na Sorbonne, em Paris (França), e passou um tempo em Cuba também, estudando o bolero.

O fenômeno Toto

A artista formou seu próprio grupo no final da década de 1960 e começou a se apresentar na América Latina, Europa e Estados Unidos na década de 1970. Ela ainda acompanhou Gabriel Garcia Marquez a Estocolmo, atuando na cerimônia do Prêmio Nobel em 1982 . 

Mas sua grande chance veio em 1992, quando ela gravou 'La Candela Viva' para New World Records. Desde então, ela se apresentou em todo o mundo e recebeu o Grammy Latino Lifetime Achievement Award em 2013 . 

Uma de suas marcas registradas, sempre citada pela imprensa e motivo de admiração para muitos, é jamais usa calçados nos palcos, recebendo a alcunha de "A Diva Descalça".

A influência de Toto é tão grande, que já foi sampleada por artistas como o roqueiro francês Manu Chao e os rappers americanos Timbaland e Rich Boy. Seu reinado como "rainha da música folclórica colombiana" permanece.

Discografia

1983: Cantadora
1989: Colombia - Toto La Momposina Y Sus Tambores
1993: La Candela Viva
1995: Carmelina
2000: Pacantó
2010: La Bodega
2014: El Asunto
2015: Tambolera
2016: Oye Manita

Veja mais notícias sobre MúsicaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/